A Guarda Costeira italiana informou hoje que ainda estão em andamento operações de resgate de duas embarcações em perigo, que transportam 1.200 migrantes no mar Mediterrâneo. Os navios Peluso e Diciotti, juntamente com barcos de patrulha da Guarda Costeira italiana, estão escoltando as duas embarcações no Mar Jônico, devido às “condições proibitivas do mar”, conforme divulgado pela entidade no Twitter.

Na segunda-feira, as autoridades italianas interceptaram um barco de pesca com 800 pessoas a mais de 200 quilômetros de Siracusa, na Sicília. No mesmo dia, operações de resgate foram realizadas para 400 pessoas que navegavam em um barco de pesca ao largo do sudeste da Calábria.

Nas últimas semanas, a Itália tem registrado um aumento significativo no número de migrantes e refugiados que chegam à costa sul do país, vindos do norte da África. Mais de 3.000 migrantes chegaram à costa italiana nos últimos três dias, de acordo com a ANSA.

As chegadas de migrantes à Itália totalizaram 28.000 nos primeiros três meses de 2023, um aumento de 300% em relação a 2022 [6.800 chegadas]. Com esse ritmo, as projeções indicam 430.000 chegadas até o final do ano, segundo a agência de notícias EFE.

O governo italiano, de acordo com a mesma fonte, pretende acelerar as iniciativas para conter as partidas, especialmente da Tunísia e da Líbia.

Leia Também: Duas crianças encontradas mortas na Alemanha. Mãe é a principal suspeita