SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem detido no sábado (25), após ter se infiltrado no terreno do castelo de Windsor, residência de Elizabeth 2ª nos arredores de Londres, disse em um vídeo que queria “assassinar a rainha”, noticiou o tabloide britânico The Sun nesta segunda-feira (27).

O invasor, de 19 anos, estava armado com uma besta (arma com um arco e flechas) e foi preso no sábado, por volta das 8h30 GMT (5h30 no horário de Brasília), depois que alarmes foram acionados. Ele morava em Southampton, no sul da Inglaterra.

No domingo (26), a polícia disse que o homem foi internado em um centro psiquiátrico.

Elizabeth, 95, passava as festas de Natal no castelo de Windsor, que agora é sua residência principal.

O jornal The Sun publicou imagens de um vídeo supostamente divulgado na conta do suspeito na rede social Snapchat minutos antes de ele invadir o complexo real.

No vídeo, ele aparece com uma besta e de suéter preto com capuz. Por trás de uma máscara branca, ouve-se sua voz: “Sinto muito pelo que fiz e pelo que vou fazer. Vou tentar assassinar a rainha Elizabeth”.

Com aparentes referências à saga Star Wars, ele se apresenta como um indiano sikh e diz que busca “vingança” por um massacre cometido em 1919 por tropas britânicas contra manifestantes na Índia.

Embora não tenha confirmado a autenticidade da gravação, a polícia de Londres disse que “os investigadores estão avaliando o conteúdo de um vídeo”.

Tentativas de entrar em Windsor ou no palácio de Buckingham, a residência habitual da rainha, localizada no coração de Londres, não são incomuns. A mais espetacular delas foi em 1982, quando um homem de 30 anos, identificado como Michael Fagan, conseguiu entrar no quarto da rainha, com ela ainda na cama.