As autoridades australianas estão tentando contatar centenas de pessoas que estiveram presentes numa festa de celebração da nova gravação do álbum ‘Red’ da cantora Taylor Swift, que decorreu na semana passada, em Sydney, diz a Reuters. O evento traduziu-se na disseminação em massa da Covid-19, num momento em que os casos da doença no país se situam em valores recorde pelo segundo dia consecutivo.

Até agora, foram identificados pelo menos 97 casos de infecção depois da festa, alguns dos quais associados à nova variante Ômicron. As mais de 600 pessoas que estiveram no local devem se isolar e testar, alertam as autoridades.

A nova estripe tem estado a propagar-se rapidamente nos espaços de diversão noturna, à medida que o distanciamento social vai diminuindo com o aumento das taxas de vacinação.

Apesar do aumento de infecções, o primeiro-ministro Scott Morrison diz que o país está numa nova fase da pandemia, rejeitando a possibilidade de um novo confinamento. O responsável considera que as infecções já não são a métrica, mas sim o seu impacto nos serviços de saúde, nas hospitalizações e nos casos de doença grave.

Hoje, foi registrado um número recorde de 3.820 casos, valor superior aos 3.400 do dia anterior. As autoridades salientam que o número de infecções diárias pode chegar aos 25 mil até ao final de janeiro.

Desde o início da pandemia, o país soma 243 mil casos e 2.134 mortes associadas à Covid-19.