Prince Philip, Duke of Edinburgh

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham.

Em um comunicado, o palácio disse: “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”.

O palácio disse que novos anúncios serão feitos “no devido momento”.

“A Família Real se une a pessoas de todo o mundo no luto pela perda”, acrescentou o comunicado.

Crédito, Reuters

O anúncio oficial foi afixado nos portões do palácio de Buckingham

‘Inspiração para jovens’

O príncipe se casou com a princesa Elizabeth em 1947, cinco anos antes de ela se tornar rainha, e foi o consorte real mais antigo da história britânica.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o duque “inspirou a vida de incontáveis ​​jovens”.

Falando em Downing Street, Johnson disse: “Ele ajudou a guiar a Família Real e a monarquia de tal forma que ela permanece uma instituição indiscutivelmente vital para o equilíbrio e felicidade de nossa vida nacional”.

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse estar “triste” com a morte do duque.

Ela escreveu no Twitter: “Envio minhas mais profundas e pessoais condolências — e do governo e povo da Escócia — para Sua Majestade A Rainha e sua família”.

O líder do partido de oposição, Keir Starmer, disse que o Reino Unido perdeu um “servidor público extraordinário”, acrescentando que ele seria lembrado acima de tudo por seu “compromisso e devoção extraordinários à Rainha”.

O líder da Igreja Anglicana, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse: “Ele consistentemente colocou os interesses dos outros na frente dos seus próprios e, ao fazê-lo, forneceu um excelente exemplo de serviço cristão”.

Crédito, Tim Graham/PA

O duque de Edimburgo esteve ao lado da rainha por mais de seis décadas de reinado, tornando-se o consorte mais antigo da história britânica em 2009

Em março, o duque de Edimburgo recebeu alta do hospital depois de ficar internado para um tratamento de um mês. Ele havia sido submetido a um procedimento para uma doença cardíaca.

O príncipe Philip e a rainha tiveram quatro filhos, oito netos e dez bisnetos.

Seu primeiro filho, o Príncipe de Gales, Charles, nasceu em 1948, seguido por sua irmã, a Princesa Anne, em 1950, o Duque de York, Príncipe Andrew, em 1960 e o Conde de Wessex, Príncipe Edward , em 1964.

O Príncipe Philip nasceu na ilha grega de Corfu em 10 de junho de 1921.

Seu pai era o Príncipe André da Grécia e Dinamarca, filho do Rei George I dos Helenos, enquanto sua mãe, a Princesa Alice, era filha de Lord Louis Mountbatten e bisneta da Rainha Vitória.

Fonte: BBC