Retrato de Donald Trump com a bandeira americana ao fundo

Reação do governo Trump à pandemia é criticado por muitos americanos

Em seu primeiro discurso após as projeções de apuração apontarem vitória de Joe Biden nas eleições americanas, o presidente Donald Trump não fez nenhuma menção ao democrata.

Ao comentar a resposta do país à pandemia, Trump disse que os Estados Unidos não adotarão o lockdown para conter a propagação do novo coronavírus.

O termo se refere a medidas de isolamento social mais rígidas, em que a circulação de pessoas é restringida ao máximo e o funcionamento de empresas e estabelecimentos comerciais fica limitado aos setores considerados essenciais.

“Este governo não vai para um lockdown, aconteça o que acontecer no futuro, quem sabe qual será, acho que o tempo dirá. Mas posso dizer a vocês este governo não irá para um lockdown.”

O presidente americano até agora se recusou a aceitar publicamente sua derrota, embora tenha usado o Twitter várias vezes desde a eleição de 3 de novembro para insistir que contestará o resultado.

Trump vem fazendo acusações de fraude nas eleições sem apresentar provas e também questiona a validade de votos pelo correio, que são legais nos Estados Unidos.

Trump vem fazendo acusações de fraude nas eleições sem apresentar provas

Operação Warp Speed

O evento de hoje na Casa Branca foi apenas a segunda aparição pública que ele fez desde a semana passada e a primeira desde que a vitória de Biden foi declarada, com base na projeção do resultado no Estado da Pensilvânia a favor do democrata, no último sábado.

No discurso, Trump também elogiou o sucesso da Operação Warp Speed, programa federal que distribuiu US$ 13 bilhões (R$ 71 bilhões) entre ao menos 14 candidatas a vacina contra covid-19.

“Nenhum avanço médico deste escopo ou magnitude foi alcançado tão rapidamente”, disse ele, dando crédito ao desenvolvimento de uma vacina para sua administração.

Até o momento, não foi comprovada a eficácia de nenhum imunizante em teste.

Trump novamente se referiu à covid-19 como o “vírus da China”, algo que o presidente disse repetidamente desde o início da pandemia, quando o vírus foi detectado pela primeira vez na China.

A reação do governo Trump à pandemia é criticado por muitos americanos. Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia no mundo. Foram registrados até agora 10,7 milhões de casos e 243,5 mil mortes.

O país passa neste momento por uma segunda onda de contágio pelo coronavírus, que também voltou a se propagar com força na Europa.

Isso fez com que, no início de novembro, pela primeira vez desde o começo da pandemia, o mundo tenha atingido 11 mil mortes diárias causadas pela covid-19, segundo dados da Universidade John Hopkins.

No dia 4 de novembro, foram 11.002 mortes e no dia 11 de novembro, 11.617.

A única vez em que o número de mortos por dia chegou a um patamar parecido foi no meio de agosto, quando houve 10.128 mortes no dia 14.

  • Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC