Um navegador australiano e o seu cão sobreviveram dois meses à deriva no Oceano Pacífico, comendo peixe cru e bebendo a água da chuva, segundo reporta o news.com.au.

A história foi protagonizada por Tim Shaddock, um homem residente em Sydney, e pela sua cadela, Bella. 

Após dois longos meses perdidos nos mares, depois da embarcação onde seguiam ter ficado danificada durante uma tempestade, acabaram por ser resgatados por uma traineira de atum ao largo da costa do México. Isto após terem sido avistados por um helicóptero que acompanhava o navio.

A dupla partiu de La Paz, no México, para a Polinésia Francesa em abril, mas algumas semanas após o início da viagem, uma forte tempestade destruiu os aparelhos eletrônicos do catamarã.

Em declarações à estação televisiva 9News, o navegador explicou que, a bordo do seu catamarã, tinha apenas “equipamento de pesca” e “material de sobrevivência” para fazer face a esta que foi uma “provação muito difícil no mar”.

Apesar de ter subsistido à base de peixe cru e de água da chuva durante dois meses, os médicos que já tiveram a oportunidade de observar o marinheiro dizem que ele não sofreu qualquer enfermidade ou ferimento grave durante a sua ‘odisseia’ no mar. Até porque, para evitar queimaduras solares, escondeu-se debaixo de um toldo existente no catamarã.

Este homem viajará agora de regresso a terra firme, no México, onde se espera que receba tratamento médico adicional.

Sobre o futuro, Tim Shaddock referiu precisar de um tempo para recuperar do episódio. “Só preciso de descansar e de boa comida, porque estive muito tempo sozinho no mar”, explicou.

Leia Também: Sismo de 7,4 na escala de Richter atinge Alasca e há alerta de tsunami