Uma palavra que está sendo muito usada, mas acredito que poucas pessoas saibam o que realmente significa é metabolismo. E se tem algo complicado de se entender é o metabolismo e como ele pode ser modificado por pequenas atitudes repetidas. Pode ser melhorado ou danificado com essas atitudes muitas vezes nem percebidas.

O metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no nosso corpo e essas reações são todas interdependentes. Isso quer dizer que se uma delas for alterada as outras terão obrigatoriamente que mudar também, como se fosse uma rede de fios interligados e que se você puxar um deles todos se mexem também.

Os hormônios são os principais reguladores do metabolismo, mas quem regula os hormônios? Nosso comportamento pode mudar a produção de hormônios e acredito que isso seja negligenciado por muitas pessoas. Existem hormônios que mudam influenciados pela quantidade de luz que incide nos nossos olhos, a melatonina. Mudam pelo nível de esforço físico extenuante, o hormônio do crescimento (GH), e podem mudar pela quantidade de glicose no sangue como a insulina e o glucagon.

Depois que nos alimentamos dois hormônios também serão modificados, mas não apenas esses dois, a leptina e a grelina. Eles e ainda outros estão no controle do nosso apetite. A grelina é um hormônio produzido quando estamos com o estômago vazio e um dos responsáveis pela sensação de fome e a leptina contribui para a diminuição da sensação de fome. Falando assim me parece claro que se ficarmos com o estômago vazio iremos produzir mais desse hormônio que causa a sensação de fome, a grelina. E se tivermos uma alimentação correta, sem restrições os níveis de leptina estarão sempre dentro da normalidade, assim como a sensação de fome.

Mas outro hábito muito importante também regula a produção e liberação desses hormônios, o sono. Já tenho falado sobre ele, sobre a importância de termos sono de boa qualidade e em quantidade suficiente. O sono ruim pode sem dúvida, mudar o apetite por alterar a produção desses hormônios. Não existe apenas um fator responsável pelo aumento de gordura corporal, como também não será apenas um fator que irá solucionar o problema.

Assim, a compulsão alimentar pode ser desencadeada pelo hábito errado de ficar em jejum. Isso não irá acontecer em uma semana, ou e duas, mas vai acontecer depois de alguns meses mantendo hábitos errados. A solução pode estar no antigo hábito de comer sem restrições e sem exageros.

O post Grelina, o hormônio da fome apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News