A GOL informou em nota aos seus investidores que devido aos acontecimentos extraordinários ocorridos nos últimos dias e por força dos seus impactos estruturantes no setor de aviação, decidiu por cancelar a nova proposta de reorganização que reintegraria o programa Smiles à empresa. O movimento seguiria os passos da concorrente Latam, que reincorporou a Multiplus.

A nova proposta havia sido divulgada em dezembro de 2019 e, segundo a companhia aérea, tinha o objetivo de assegurar a competitividade de longo prazo do grupo, através do alinhamento de interesses de todos os envolvidos, reduzindo custos e despesas operacionais, administrativos e financeiros, simplificando a governança e aumentando a liquidez para todos os acionistas do grupo.

Nos últimos dias, a bolsa de valores brasileira passou pela semana de mais perdas da história e foi justamente a GOL que teve a maior queda, uma perda de 46,94% em seu valor. Os papeis da companhia (ações) cotadas em R$21,05 dias atrás, chegaram a ser negociadas por apenas R$11,17.

Esse movimento demonstra os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus que não se limitam à saúde da população, mas também a economia como um todo. A apreensão dos viajantes resultou em uma queda de demanda que pode facilmente desestruturar uma industria que trabalha com margens apertadas, como a aviação comercial.

Confira o comunicado completo.

Fonte: Melhores Destinos