O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fará sua primeira visita ao Reino Unido nesta quarta-feira (8) desde a invasão russa, disse Downing Street.

A visita de Zelensky a Londres é apenas a segunda fora de seu país desde o início da geurra há quase um ano, após sua visita a Washington DC em dezembro.

Ele assistirá às tropas ucranianas sendo treinadas pelas forças armadas britânicas, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciando que seu país expandirá o treinamento para pilotos de caça e fuzileiros navais, além de prometer um investimento de longo prazo nas forças armadas da Ucrânia.

Sunak disse: “A visita do presidente Zelensky ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país, e uma prova da amizade inquebrável entre nossos dois países.

“Desde 2014, o Reino Unido fornece treinamento vital para as forças ucranianas, permitindo-lhes defender seu país, proteger sua soberania e lutar por seu território.

“Estou orgulhoso de que hoje vamos expandir esse treinamento de soldados para fuzileiros navais e pilotos de caça, garantindo que a Ucrânia tenha um exército capaz de defender seus interesses no futuro.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil