O diretor de teatro Zé Celso segue internado em estado grave no Hospital das Clínicas. Seu quadro ainda é estável, mas pode ser que seja necessário a realização de hemodiálise.

Na tarde desta quarta-feira (5), a médica e atriz amiga de Zé Celso, Luciana Domschke, atualizou o estado de saúde do dramaturgo de 86 anos, que está na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde que um incêndio atingiu seu apartamento.

Houve uma reunião da chefia da UTI do Hospital das Clínicas, plantonistas e especialistas do hospital para conversarem sobre o quadro do diretor líder do Teatro Oficina Uzyna Uzona.

A psicóloga da equipe sugeriu que familiares e amigos gravem áudios para que, mesmo sedado, Zé Celso possa ouvir as mensagens. Segundo Luciana, há estudos que mostram que esse tipo de procedimento pode colaborar na evolução do paciente.

Na terça-feira (4), Zé Celso passou por um procedimento de cerca de quatro horas de duração para retirada da pele queimada. A maioria das queimaduras provocadas pelo incêndio foram de segundo grau.

Luciana também explicou que os rins de Zé Celso estão sobrecarregados, assim como outros órgãos, por conta do quadro dele. Segundo a médica, é previsível que ele possa precisar de hemodiálise para permanecer estável e, com o tempo, ir se recuperando.

“No momento em que ele precisar da ajuda, essa ajuda vai acontecer e, assim que ele se recuperar, ele volta a fazer a função dele. Esse vai ser um ciclo que a gente vai acompanhar em um período longo”, afirmou.

“A recuperação desse tipo de quadro é uma recuperação lenta e que se prolonga por um tempo pelo qual a gente vai ter que caminhar com bastante paciência, coragem e muito amor”, acrescentou.

Em relação às outras três vítimas do incêndio, que estavam no apartamento, e estão internados em observação no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina, Luciana tranquilizou dizendo que todos devem ter alta em breve.

Marcelo Drummond, marido de Zé, e Victor Rosa testaram positivo para Covid-19 durante a internação, mas a médica disse que os quadros são praticamente assintomáticos. Ricardo Bittencourt testou negativo. Os três sofreram queimaduras leves.

Zé Celso também fez o teste para a Covid-19, mas Luciana disse que ainda não chegou o resultado.

Fonte: CNN Brasil