O governo do México anunciou uma elevação no nível de alerta devido à continua atividade do vulcão Popocatepetl. Neste domingo (21), uma espessa camada de cinzas cobriu a cidade de Puebla.

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres elevou o nível de alerta do Popocatépetl para amarelo fase 3, devido às recentes erupções. Nas últimas 24 horas foram registradas 94 exalações acompanhadas de água, gases vulcânicos e cinzas, assim como 674 minutos de tremor de alta frequência.

De acordo com o SkyAlert, em quatro ocasiões nos últimos 25 anos o nível de alerta mudou da fase 2 para a fase 3: nos anos 2000, 2003, 2012-2013 e 2019.

As erupções do vulcão obrigaram as autoridades a paralisar as atividades do Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, no sábado (20).

O vulcão Popocatépetl, no centro do México, é um dos vulcões ativos mais perigosos da América Latina. Ele retomou sua atividade eruptiva em 1994, e as autoridades mantêm o seu status como de risco para erupção e danos.

No início de maio, o governo do México exortou a população a não se aproximar do vulcão porque foram detectadas 143 exalações acompanhadas de vapor d’água, gases vulcânicos e cinzas.

Fonte: CNN Brasil