Hyperion, certificada pelo Guinness World Records como a árvore viva mais alta do mundo, está oficialmente proibida aos visitantes.

O Parque Nacional Redwood, na Califórnia, divulgou uma declaração na semana passada de que qualquer pessoa que for pega perto da árvore pode enfrentar até seis meses de prisão e uma multa de US$ 5.000 (cerca de R$ 25 mil).

A árvore, que fica no fundo do parque e não tem trilhas que levem a ela, enfrentou grave degradação ambiental por parte dos caçadores de emoções que a visitam desde 2006, quando foi encontrada por uma dupla de naturalistas.

A árvore da sequoia da costa (sequoia sempervirens) tem 115,92 metros de altura e seu nome é derivado da mitologia grega — Hyperion era um dos Titãs e pai do deus do sol Helios e da deusa da lua Selene.

“Hyperion está localizado fora da trilha através de vegetação densa e requer ‘uma luta’ pesada para chegar até a árvore”, diz um comunicado no site do parque nacional.

“Apesar da difícil jornada, o aumento da popularidade devido a blogueiros, escritores de viagens e sites desta árvore fora da trilha resultou na devastação do habitat ao redor de Hyperion”, diz o comunicado. “Como visitante, você deve decidir se fará parte da preservação desta paisagem única — ou fará parte de sua destruição?”

Leonel Arguello, chefe de recursos naturais do parque, disse ao site de notícias San Francisco Gate que a área tem serviço limitado de celular e GPS, o que significa que pode ser muito desafiador resgatar qualquer aventureiro perdido ou ferido na área.

Além da erosão e dos danos causados ​​na base da árvore, há questões secundárias decorrentes do afluxo de pessoas.

“Havia lixo e as pessoas estavam criando ainda mais trilhas laterais para usar o banheiro. Eles deixam papel higiênico usado e dejetos humanos — não é uma coisa boa”, disse Arguello.

Visitantes humanos não são o único risco para essas árvores gigantes.

Os incêndios florestais são uma preocupação crescente nos parques nacionais da Califórnia.

Em 2021, autoridades dos Parques Nacionais Sequoia e Kings Canyon tomaram medidas extremas para proteger algumas das maiores árvores do mundo do fogo.

General Sherman, considerada a maior árvore do mundo — determinada pela densidade e não pela altura, pois é mais curta que Hyperion — foi envolta em um “material resistente a queimaduras à base de alumínio” semelhante ao papel alumínio como forma de mantê-la segura durante o devastador Incêndio Complexo KNP.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil