Max Verstappen, atual campeão mundial de Fórmula 1, venceu o GP da Espanha neste domingo (22), em uma dobradinha da Red Bull, e assumiu a liderança geral na temporada 2022 da categoria.

A vitória, à frente do seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, foi a terceira seguida para o holandês, que havia terminado na primeira posição em Imola e Miami.

Agora, após seis corridas disputadas, Verstappen está seis pontos à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, que abandonou a corrida com problemas mecânicos em seu carro – o monegasco havia largado da pole position na Espanha.

O britânico George Russell, da Mercedes, ficou na terceira posição e completou o pódio da etapa disputada no Circuito de Barcelona. Carlos Sainz, da Ferrari, terminou em quarto, depois de uma corrida de recuperação marcada por uma largada ruim e uma rodada.

Desespero de Leclerc

O jovem piloto da Ferrari liderava confortavelmente o GP da Espanha, mas uma súbita perda de potência antes da metade da prova causou seu abandono.

“Não, não, não! Perda de potência”, gritou o piloto da Ferrari pelo rádio quando viu escapar uma vitória aparentemente certa pela falha do motor.

“Eu não tinha indicações antes disso. Ele [o motor] simplesmente quebrou e perdeu completamente a energia”, disse o piloto, em entrevista à emissora Sky Sports.

Verstappen também sofreu com problemas intermitentes com o sistema de redução de arrasto de seu carro (DRS), levando a muitos xingamentos pelo rádio. Ele também teve uma saída de pista na curva quatro durante a oitava volta.

“Estava com muito vento na traseira perdi o controle. Meu DRS nem sempre estava funcionando. Isso tornou muito difícil, mas conseguimos usar a estratégia para chegar à frente. Foi um começo difícil, mas um bom final”, disse ele.

“Tentei manter o foco. Não é legal quando coisas assim acontecem. Estou muito feliz por vencer e feliz por Checo (Pérez). É um ótimo resultado para a equipe.”

Charles Leclerc, da Ferrari, abandona GP da Espanha por problemas mecânicos; monegasco perdeu liderança da prova e do campeonato de F1
Charles Leclerc, da Ferrari, abandona GP da Espanha por problemas mecânicos; monegasco perdeu liderança da prova e do campeonato de F1 / Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images (22.mai.2022)

Corrida de recuperação de Hamilton

O heptacampeão mundial Lewis Hamilton ficou na quinta posição com uma boa recuperação depois de um toque na primeira volta com a Haas de Kevin Magnussen que o deixou em 19º.

Ele foi ultrapassado por Sainz nas voltas finais depois que a Mercedes o alertou sobre um problema grave de resfriamento em seu motor.

Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, foi sexto, à frente de Esteban Ocon, da Alpine, e Lando Norris, da McLaren, em oitavo.

O bicampeão mundial Fernando Alonso terminou em nono após largar na parte de trás do grid, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, conquistou o ponto final em disputa na Espanha.

(*Com informações da Reuters)

Fonte: CNN Brasil