Uma grande barragem e usina hidrelétrica no sul da Ucrânia ocupada pela Rússia sofreu um colapso na terça-feira (6), provocando evacuações em massa e temores de devastação em larga escala, já que a Ucrânia acusou as forças de Moscou de cometer um ato de “ecocídio”.

Moradores próximos à barragem de Nova Kakhovka, no rio Dnipro, em Kherson, foram instruídos a “fazer tudo o que puderem para salvar suas vidas”, de acordo com o chefe da administração militar da região de Kherson, na Ucrânia, enquanto o vídeo mostrava um dilúvio de água jorrando de uma enorme brecha na represa.

A barragem crítica de Nova Kakhovka é o maior reservatório da Ucrânia em termos de volume. É a última da cascata de seis barragens da era soviética no rio Dnipro, uma importante via navegável que atravessa o sudeste da Ucrânia.

Existem várias vilas e cidades a jusante, incluindo Kherson, uma cidade de cerca de 300.000 habitantes antes da invasão de seu vizinho por Moscou.

O que aconteceu?

Não está claro o que causou o colapso da barragem no final da noite de segunda-feira (5) ou nas primeiras horas de terça-feira (6).

Uma análise da CNN de imagens de satélite da Maxar mostra que a barragem foi danificada poucos dias antes de sofrer o colapso estrutural.

As imagens de satélite mostram que a ponte rodoviária que cruzava a barragem estava intacta em 28 de maio. No entanto, as imagens de 5 de junho mostram um trecho da mesma ponte faltando. A análise de imagens de satélite de baixa resolução sugere que a perda da seção da ponte ocorreu entre 1º e 2 de junho.

A CNN não pôde verificar de forma independente se os danos à ponte rodoviária tiveram um papel no colapso da barragem ou se ela foi destruída em um ataque deliberado de uma das partes em conflito.

Autoridades ucranianas e russas disseram que a barragem desabou em uma explosão e estão culpando umas às outras pelo ocorrido. O incidente aconteceu quando a Ucrânia se preparava para uma contraofensiva amplamente esperada.

A inteligência militar ucraniana disse que uma explosão ocorreu às 2h50, horário local, na terça-feira, quando “terroristas russos realizaram uma explosão interna das estruturas da usina hidrelétrica de Kakhovka”.

Enquanto isso, o prefeito instalado pela Rússia de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev, inicialmente negou que a barragem tivesse desabado em uma entrevista à mídia estatal russa RIA Novosti, chamando-a de “absurda”. Mais tarde, ele confirmou a destruição de partes da barragem no que chamou de “um grave ato terrorista”, mas disse que “não havia necessidade de evacuar”.

A CNN não pôde verificar as alegações feitas pelas autoridades ucranianas e russas.

O Kremlin rejeitou as acusações na terça-feira. Em sua ligação regular com jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o ataque foi “planejado e executado por ordem recebida de Kiev, do regime de Kiev”, com o objetivo de “privar a Crimeia de água”.

Mapa da região onde a barragem destruída está instalada. À direita, regiões controladas pela Rússia. As informações são de oficiais ucranianos e da Crimeia, Academia Polonesa de Ciências e Instituto Polonês de Tecnologia e Ciências da Vida, Instituto Nacional de Pesquisa, Instituto para o Estudo da Guerra com o Projeto de Ameaças Críticas da AET, Google Earth e Maxar Technologies. / Arte por Henrik Pettersson/CNN

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou estar claro que a destruição da barragem na região de Kherson é “outra consequência devastadora da invasão russa da Ucrânia”, mas acrescentou que a ONU não tem acesso a informações para verificar de forma independente a causa.

Quais são as consequências?

A represa retém cerca de 18 quilômetros cúbicos de água no reservatório de Kakhovka, aproximadamente igual ao Grande Lago Salgado no estado americano de Utah.

Mohammad Heidarzadeh, professor sênior do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil da Universidade de Bath, na Inglaterra, afirmou que o reservatório de Kakhovka é uma das maiores barragens do mundo em termos de capacidade.

“É óbvio que o rompimento desta barragem definitivamente terá extensas consequências negativas ecológicas e ambientais de longo prazo, não apenas para a Ucrânia, mas também para os países e regiões vizinhos”, disse Heidarzadeh ao Science Media Center na terça-feira, acrescentando que a barragem de Kakhovka era um “aterro”, o que significa que era feita de cascalho e rocha com um núcleo de argila no meio.

“Esses tipos de barragens são extremamente vulneráveis ​​e geralmente são rapidamente arrastados em caso de ruptura parcial… apenas algumas horas”, acrescentou.

Mykhailo Podolyak, um alto funcionário ucraniano, disse que o nível da água no reservatório estava caindo rapidamente, “cerca de 15 centímetros por hora”.

Os danos parecem ser vastos e o potencial impacto devastador – tanto a montante como a jusante – é preocupante. Várias vilas e cidades a jusante da barragem correm o risco de inundações severas e Podolyak já havia instado os cidadãos a “recolher seus documentos e pertences mais necessários” e aguardar os ônibus de evacuação.

“Peço-lhes que façam tudo o que puder para salvar a suas vidas. Deixem as áreas perigosas imediatamente”, acrescentou.

O presidente do país, Volodymyr Zelensky, disse no Telegram que havia “cerca de 80 assentamentos na zona de inundação” e que ordenou evacuações. As cidades incluem Kherson, uma cidade que abrigava cerca de 300.000 pessoas antes da invasão de Moscou.

Cerca de 16.000 pessoas na margem oeste da região de Kherson estão em uma “zona crítica”, disse Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar da região de Kherson, nomeado pela Ucrânia.

Mais de mil pessoas foram evacuadas da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, e de partes da região controladas por Kiev, de acordo com Prokudin.

Ele acrescentou que cerca de 1.335 casas na margem oeste do rio Dnipro, localizada perto da represa, “parecem estar submersas”.

Ele também disse que entendia que os assentamentos de Korsunka e Dnipriany, na margem leste do rio Dnipro, ocupada pela Rússia, foram “totalmente inundados”, enquanto outros estão parcialmente inundados.

O Ministério da Energia da Ucrânia disse em um comunicado na terça-feira que quase 12.000 pessoas na região de Kherson ficaram sem energia devido às enchentes e que “pode haver problemas com o abastecimento de água”.

Enquanto isso, Andrey Alekseenko, um funcionário da Kherson instalado na Rússia, minimizou a ameaça, dizendo que a situação ao longo das margens do Dnipro estava “sob controle”.

“Não há ameaça à vida das pessoas”, disse Alekseenko, acrescentando que a equipe do Ministério de Situação de Emergência está no controle dos níveis de água no rio.

“Se necessário, estamos prontos para evacuar os moradores das aldeias de aterro, os ônibus estão preparados”, acrescentou Alekseenko.

Ihor Syrota, CEO da Ukrhydroenergo – que supervisiona todas as usinas hidrelétricas na Ucrânia – disse acreditar que os níveis de inundação atingiriam o pico na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 5 horas da manhã, horário local.

“O nível da água não vai cair depois do pico. A água vai continuar a correr por mais dois dias, e só no quarto [dia] pode começar a cair”, disse. “Acho que dentro de oito a dez dias toda essa água vai descer para o Mar Negro. Ou seja, oito a dez dias ou mais para que a água escorra completamente.”

Como o colapso pode afetar a usina nuclear de Zaporizhzhia?

Os danos também estão afetando a área ao norte do reservatório, onde os níveis de água estão caindo.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, que está sob controle russo, fica a montante da barragem destruída. O reservatório fornece água de resfriamento para a usina, a maior usina nuclear da Europa, e é crucial para sua segurança.

A Agência Internacional de Energia Atômica disse que “não há risco imediato de segurança nuclear” na usina, acrescentando que os especialistas da agência no local estavam “monitorando de perto a situação”. Ele disse que a linha principal de água de resfriamento é alimentada a partir do reservatório e bombeada através de canais e que estima-se que a água por esta rota “deve durar alguns dias”.

A agência nuclear ucraniana Energoatom afirmou que, embora a água do reservatório seja necessária para o “reabastecimento dos condensadores de turbina e sistemas de segurança” da usina, a lagoa de resfriamento está “cheia” e a partir das 8h, horário local, “o nível da água é 16,6 metros, o que é suficiente para as necessidades da usina”.

A inspeção nuclear estatal da Ucrânia também disse que não espera “sérias consequências” do rompimento da barragem, explicando que medidas de precaução foram desenvolvidas para um cenário em que os níveis de água da barragem diminuem.

Se estas medidas forem agora implementadas e todas as unidades da ZNPP forem encerradas, a diminuição do nível da água “não deverá afetar a segurança da radiação nuclear” da central, refere.

A barragem já foi danificada antes?

A área ao redor da barragem tem sido uma das mais contestadas desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Kherson, que fica na margem direita do rio Dnipro, foi libertada pelos militares ucranianos em novembro, após oito meses de ocupação russa.

As forças russas, no entanto, ainda controlam grande parte da margem esquerda do rio ao sul da barragem de Kakhovka. A linha de frente agora corre ao longo do rio e através do reservatório, e a área está sob fogo pesado há meses.

Ambos os lados se acusaram mutuamente de planejar o rompimento da barragem. Na época da liberação de Kherson, a barragem sofreu alguns danos, embora não esteja claro o que os causou. Imagens de satélite da Maxar mostraram água saindo de três comportas da barragem.

Isso afetará a situação no campo de batalha?

Nos últimos dias, as forças da Ucrânia levaram cada vez mais a luta para as linhas de frente entrincheiradas da Rússia no sul e no leste, antes de uma contraofensiva de verão amplamente esperada.

Podolyak, que é assessor sênior de Zelensky, disse que a destruição da represa “criaria obstáculos para as ações ofensivas das Forças Armadas Ucranianas”.

“Isso confirma mais uma vez que o Kremlin não está pensando estrategicamente, mas sim em termos de vantagens situacionais de curto prazo. Mas as consequências já são catastróficas”, disse ele à CNN.

Os militares da Ucrânia acusaram as forças russas de explodir a barragem “em pânico”.

A península da Crimeia tem um histórico de problemas de abastecimento de água desde que foi anexada ilegalmente pela Rússia em 2014, depois que a Ucrânia cortou o abastecimento.

As forças russas capturaram o Canal da Crimeia do Norte e começaram a restaurar o abastecimento de água nos dias imediatamente após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Sergey Aksenov, o chefe da região anexada nomeado pela Rússia, disse que o canal que liga o reservatório à Crimeia “se tornará raso”, mas acrescentou que atualmente existem 40 milhões de metros cúbicos de reservas no canal.

Aksenov disse que “há água potável mais do que suficiente” e que está sendo realizado um trabalho para “minimizar a interrupção do abastecimento de água”.

(Sophie Jeong, da CNN, Sarita Harilela, Amy Cassidy, Anna Chernova, Victoria Butenko, Yulia Kesaieva, Jennifer Hansler e Richard Roth contribuíram com reportagens)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil