Os viajantes americanos – pelo menos aqueles mais cautelosos – podem estar familiarizados com os avisos de viagem do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A agência monitora o mundo em busca de possíveis problemas e emite avisos de “Nível 1: Exercite as precauções normais” a “Nível 4: Não viaje”, alertando possíveis visitantes sobre ameaças terroristas, guerra, aplicação arbitrária de leis locais, altas taxas de criminalidade e outras questões de segurança pessoal.

Mas você já se perguntou como os governos de outros países alertam seus cidadãos sobre a vinda para os Estados Unidos? Que tipo de reputação a América tem?

Afinal, a taxa de mortes relacionadas a armas de fogo nos Estados Unidos está subindo. E os tiroteios em massa na América – 610 em 25 de novembro, de acordo com o Gun Violence Archive – tornaram-se algo comum e fazem manchetes em todo o mundo.

A CNN Travel verificou o que os governos dos vizinhos e aliados mais próximos dos Estados Unidos têm a dizer aos seus cidadãos sobre a ida para lá. Não é exatamente uma imagem lisonjeira.

Os possíveis visitantes não estão sendo totalmente avisados, como se a América fosse uma zona de guerra ativa. Cada nação tem sua própria abordagem, mas um tema geral se resume a isso: os Estados Unidos são mais violentos do que você está acostumado. Aprenda a tomar precauções lá que talvez você não precise tomar em casa.

A outra lição: crimes violentos raramente envolvem turistas.

Aqui está mais sobre o que nove países – que respondem por uma boa parte do tráfego internacional de turismo dos EUA – têm a dizer:

Austrália

Em 1996, 35 pessoas foram mortas em um tiroteio em massa em Port Arthur, na ilha da Tasmânia. Após o massacre, a Austrália aprovou leis de controle de armas mais rígidas, que incluíam “uma quase proibição de todas as armas de fogo totalmente automáticas ou semiautomáticas”, de acordo com a enciclopédia online Britannica.

Assim, por mais de 25 anos, os australianos viveram em uma cultura de armas bem diferente da dos americanos.

O governo australiano adverte seus cidadãos que planejam visitar os Estados Unidos que “o crime violento é mais comum do que na Austrália e o crime com armas de fogo é possível em todas as áreas. Siga as orientações e instruções locais. Se você mora nos Estados Unidos, aprenda os exercícios de tiro ativo”.

Em seu site SmartTraveller, o governo australiano também lembra aos possíveis viajantes que “é legal para os cidadãos americanos portar armas de fogo abertamente em público”.

Continua dizendo que “os EUA têm um nível mais alto de crimes violentos do que a Austrália, mas os incidentes raramente envolvem turistas”. Ele não fornece aviso de incidentes específicos “a menos que haja um risco significativo para os australianos”.

Ainda assim, não está alertando seus cidadãos sobre viagens aos Estados Unidos. Em 25 de novembro, aconselhou “exercitar as precauções normais de segurança nos Estados Unidos da América”.

Canadá

O Canadá aconselha seus cidadãos a “tomar as precauções normais de segurança” ao visitar os Estados Unidos.

O governo canadense adverte seus cidadãos sobre cruzar a fronteira EUA-México de carro, citando “incidentes criminais associados ao tráfico de drogas”. Ele diz a seus cidadãos para evitar viajar à noite na fronteira.

Ele também adverte sobre a violência relacionada a gangues e ao crime organizado em grandes áreas urbanas, observando que crimes violentos “raramente afetam os turistas”, mas alertando os viajantes para estarem atentos ao ambiente e não resistirem se forem ameaçados por ladrões.

O governo também lembra os canadenses dos frequentes tiroteios em massa nos Estados Unidos. “Incidências de tiroteios em massa ocorrem, resultando na maioria das vezes em vítimas. Embora os turistas raramente estejam envolvidos, existe o risco de estar no lugar errado na hora errada.”

Reino Unido

O Reino Unido lembra aos possíveis visitantes da América que “incidentes de tiroteio em massa podem ocorrer, mas representam uma porcentagem muito pequena de mortes por homicídio”.

Ele também diz a seus cidadãos que “crimes violentos, incluindo crimes com armas de fogo, raramente envolvem turistas, mas você deve tomar cuidado ao viajar para áreas desconhecidas. Evite caminhar sozinho por áreas menos movimentadas, especialmente à noite”.

Como o Canadá, o Reino Unido adverte sobre a fronteira EUA-México.

Na coluna de conselhos, o Reino Unido adverte seus cidadãos sobre o humor impróprio: “Não faça comentários irreverentes sobre bombas ou terrorismo, especialmente ao passar por aeroportos americanos”.

Lauren Redfern, uma residente de Londres de 31 anos que está concluindo o doutorado em antropologia médica, fez extensas viagens aos Estados Unidos em 2018 (Chicago a Nova Orleans) e 2022 (Los Angeles).

Ela disse à CNN Travel no verão passado que estava ciente sobre a violência armada nos Estados Unidos quando começou sua viagem de 2018, mas se sentia muito distante disso. “Naquela época, eu absolutamente não consideraria fazer nada diferente” do que ela faria no Reino Unido.

Mas enquanto estava hospedada em um Airbnb em Nova Orleans, ela estava lavando roupa em uma área comum quando alguém abriu uma porta e enfiou o cano de uma espingarda.

Nenhum tiro foi disparado, mas “foi uma experiência estranha e fora do corpo que realmente me fez pensar, apreciar e entender ‘oh, isso é muito real’ em um nível que nunca experimentei e nunca experimentarei no Reino Unido”.

“Essa experiência definitivamente mudou meu senso de segurança pessoal enquanto viajava pelos Estados Unidos”, disse Redfern.

Isso não a impediu de fazer outra viagem aos Estados Unidos, mas “mudou a maneira como eu pensava sobre a cultura americana”. Agora é muito menos provável que ela se aventure sozinha ao visitar os Estados Unidos em vez de Londres, onde não se preocupa em fazê-lo.

Israel

Israel é um país muito preocupado com a segurança, com laços especiais com os Estados Unidos.

Emite advertências em uma escala de 01 a 04, sendo esta última a de maior risco. Os alertas de viagem de Israel estão focados no terrorismo dirigido especificamente a seus cidadãos no exterior versus preocupações mais gerais com crimes.

Por exemplo, as pessoas são avisadas para se afastarem da nação norte-africana da Argélia, que tem uma classificação 04 por causa de grupos terroristas e “hostilidade contra Israel nas ruas argelinas”.

No entanto, os Estados Unidos são avaliados em 01 (“precauções comuns”), apesar de um aumento nos incidentes anti-semitas.

França

O Ministério das Relações Exteriores da França tem uma visão diferente.

Diz geralmente que “os Estados Unidos da América estão entre os países mais seguros”, mas alerta os cidadãos franceses sobre algumas áreas urbanas e observa um aumento nos roubos de carros.

Curiosamente, o ministério analisa ameaças potenciais a bairros muito específicos. Alguns exemplos:

  • Em Boston, “recomenda-se evitar viajar sozinho, a pé e à noite, em certas partes de Dorchester, Mattapan e Roxbury”.
  • Em Aanta, os visitantes franceses são instruídos a “ficar vigilantes em áreas isoladas do centro da cidade (centro da cidade) após o fechamento do comércio e preferir viagens de táxi à noite”.

Alemanha

A Alemanha é outro aliado dos EUA com fortes laços turísticos, e tem leis rígidas sobre armas e uma taxa muito menor de homicídios com armas de fogo em comparação com os Estados Unidos.

Seu Ministério das Relações Exteriores diz aos cidadãos alemães que “é fácil obter armas nos Estados Unidos, levando ao aumento do uso de armas e ocasionais matanças. O número de compras de armas e munições aumentou significativamente durante a crise do COVID-19”.

Ele também adverte possíveis visitantes aos Estados Unidos sobre as possibilidades de confrontos domésticos sobre racismo e violência policial, aconselhando-os a “evitar reuniões de pessoas nas proximidades das quais a violência possa ocorrer”.

México

Para os americanos, os avisos de viagem do Departamento de Estado são um recurso valioso para descobrir as áreas mais seguras do México para visitar.

E os mexicanos têm suas próprias preocupações em visitar seu vizinho do norte. (Por exemplo, uma das pessoas mortas no tiroteio em massa em Highland Park, Illinois, no desfile de 4 de julho era uma família mexicana visitante.

Quando esta história foi publicada no final de novembro de 2022, a página de alerta de viagens ao exterior do governo mexicano para os Estados Unidos não estava funcionando. No entanto, a equipe de pesquisa da Biblioteca da CNN encontrou advertências sobre viagens aos Estados Unidos publicadas no site em maio de 2021.

Ele observou especificamente que “a tensão racial e étnica histórica, incluindo a oposição à imigração, levou a ataques de grupos extremistas violentos” e citou o tiroteio em massa em El Paso, Texas, Wal-Mart em 2019 , no qual mais de 20 pessoas foram mortos.

O governo aconselhou seus cidadãos a evitar grandes multidões nos Estados Unidos e que os viajantes sempre carreguem uma cópia do passaporte mexicano e um documento oficial com foto.

Japão

Apesar do chocante assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em julho, o Japão tem uma taxa de homicídios muito abaixo dos Estados Unidos.

Portanto, não é surpresa que o governo avise que “é importante reconhecer que a situação de segurança é muito diferente entre os Estados Unidos e o Japão e entender que tipo de crime as vítimas correm alto risco em quais áreas”.

Ele diz que “uma das principais preocupações de segurança nos Estados Unidos é o crime com armas” e oferece muitos conselhos para sair ou se agachar em possíveis situações de atirador ativo, incluindo:

  • Encontre saídas de segurança em um novo local e tenha um plano de evacuação;
  • Fuja independentemente de os outros concordarem ou não;
  • Esconda-se em uma sala e faça uma barricada na porta usando móveis pesados;
  • Fique quieto e desligue os celulares.

Se um turista japonês não pode escapar ou se esconder, eles são aconselhados a “jogar coisas perto do criminoso, usá-las como armas; gritar; agir com todas as suas forças”.

Nova Zelândia

Em 25 de novembro, a ilha vizinha da Austrália tinha um alerta de “aumento da cautela (nível 2 de 4)” para os Estados Unidos “devido à ameaça de terrorismo”.

O site Safetravel da Nova Zelândia alerta seus cidadãos de que “há uma incidência maior de crimes violentos e posse de armas de fogo do que na Nova Zelândia. Em muitos estados, é legal para os cidadãos dos Estados Unidos portar armas de fogo abertamente em público. No entanto, as taxas de criminalidade variam consideravelmente entre cidades e subúrbios e os incidentes raramente envolvem turistas”.

Ele sugere que as pessoas que vêm para os Estados Unidos pesquisem seus destinos específicos antes de viajar e busquem conselhos locais.

A Safetravel orienta os neozelandeses a um panfleto de resposta ao atirador ativo publicado pela Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil