A campanha histórica de Bia Haddad em Roland Garros chegou ao fim. Na tarde desta quinta-feira (8), a paulista de 27 anos foi derrotada por Iga Swiatek por 2 sets a 0 (6/2 e 7/6) na semifinal do Grand Slam disputado em Paris.

Bicampeã do torneio, principal favorita ao título e melhor colocada no ranking da WTA, a polonesa teve grande atuação e segue sem perder nenhum set no saibro francês. No segundo set, a brasileira chegou a liderar o placar e teve várias chances, mas sofreu a virada na reta final do tiebreak.

Mesmo com a derrota, Bia Haddad conseguiu a melhor campanha de uma brasileira no Grand Slam desde 1964, quando a lenda Maria Esther Bueno também chegou à semifinal.

Agora, a brasileira terá que torcer por Iga Swiatek na final contra a tcheca Karolína Muchová. Se a polonesa confirmar o favoritismo e ficar com o terceiro título de Roland Garros, Haddad entra pela primeira vez no grupo das 10 primeiras colocadas no ranking da WTA.

O jogo

Os primeiros pontos da partida foram animadores para a torcida brasileira. Agredindo os segundos saques da adversária, Bia Haddad conseguiu dominar as ações iniciais e quebrar o serviço da polonesa sem perder nenhum ponto.

Atrás no placar, Iga Swiatek logo mostrou as credenciais de melhor jogadora do mundo. Consistente do fundo de quadra, a favorita conseguiu devolver a quebra.

Daí em diante, a polonesa passou a ganhar a maioria dos pontos. Se defendendo bem e com poucos erros, a europeia conseguiu abrir vantagem e perder apenas mais um game até fechar a primeira parcial em 6 a 2.

Assim como nas duas últimas partidas, Bia Haddad conseguiu se recuperar rápido da derrota no primeiro set e aumentou o nível de jogo. A brasileira quase quebrou a melhor do mundo no primeiro game e conseguiu a quebra no segundo game de saque de Iga Swiatek.

A polonesa voltou a jogar bem e conseguiu devolver a quebra quando a paulista sacava em 3 a 2. A partir daí, prevaleceu a experiência da melhor do mundo nos momentos decisivos.

Bia Haddad teve três chances para quebrar o saque de Iga Swiatek quando a partida estava 4 a 4, mas perdeu o game.

No tiebreak, a brasileira teve ainda mais chances. Com 5 a 3, a paulista teve um voleio na mão, mas acertou a rede. Com o placar equilibrado e pontos plásticos dois dois lados, a polonesa levou a melhor e fechou o tiebreak em 9 a 7.

Fonte: CNN Brasil