A empresa de biotecnologia dinamarquesa Bavarian Nordic disse, nesta segunda-feira (25), que a Comissão Europeia deu permissão para que sua vacina Imvanex seja comercializada como proteção contra a varíola dos macacos, conforme recomendado na semana passada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A aprovação ocorre apenas um dia depois que a Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta de alto nível declarando o surto de varíola dos macacos que se espalha rapidamente como uma emergência de saúde global.

“A disponibilidade de uma vacina aprovada pode melhorar significativamente a prontidão das nações para combater doenças emergentes, mas apenas por meio de investimentos e planejamento estruturado da preparação biológica”, disse o presidente-executivo da Baviera, Paul Chaplin.

A vacina da Baviera, a única que obteve aprovação para a prevenção da doença da varíola nos Estados Unidos e no Canadá, só foi aprovada na UE até agora para tratar a varíola.

Mas a empresa forneceu a vacina a vários países da UE durante o atual surto de varíola dos macacos para o que é conhecido como uso “off-label”.

A aprovação é válida em todos os Estados-Membros da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein e Noruega, disse a Bavarian Nordic em comunicado.

O desenvolvimento da Imvanex foi possível por meio de investimentos significativos do governo dos EUA durante as últimas duas décadas, acrescentou a empresa.

O preço das ações da Bavarian subiu 122% nos últimos três meses, impulsionado pela forte demanda pela vacina contra a varíola.

Fonte: CNN Brasil