O União Brasil vai apoiar a reeleição do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) e fará campanha pelo candidato do PT ao Senado, André Ceciliano. Castro é do mesmo partido que o presidente Jair Bolsonaro.

A decisão foi comunicada à CNN pelo presidente estadual do partido, Waguinho, que enxerga nos dois, que pertencem a partidos que irão antagonizar nas eleições presidenciais, as “melhores opções para o Rio”. “A não ser que venha uma ordem da Direção Nacional, é assim que iremos neste ano”, disse Waguinho.

A formalização do apoio a André Ceciliano será dada neste sábado (30), em um ato que o petista realizará na Baixada Fluminense para lançar sua pré-campanha ao Senado. A legenda aguarda a definição se o União Brasil vai ou não ter candidato à Presidência para decidir se libera os filiados para escolher o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Bolsonaro.

“Se Luciano Bivar for o candidato do partido à Presidência, o partido no Rio irá apoiá-lo”, disse Waguinho, que afirmou não ver “a menor possibilidade” de o ex-juiz Sergio Moro ser candidato ao Planalto pela legenda ou ser o vice em uma chapa com Bivar. “O que o partido quer dele é sua campanha para deputado federal”, declarou.

O União Brasil chegou a negociar com PDT para apoiar Rodrigo Neves ao governo do Rio, em meio às insatisfações de parte da bancada com o pouco espaço concedido por Cláudio Castro no governo do estado. Uma ala da legenda chegou a cogitar lançar o ex-governador Anthony Garotinho ao governo.

Além de apoiar Castro e Ceciliano, segundo Waguinho, o União Brasil quer aumentar seus deputados estaduais e federais. Hoje são, respectivamente, 8 e 12.

Para isso, o partido aposta em Garotinho candidato a deputado federal, sua filha Clarissa, candidata a estadual, e outros nomes tradicionais da política do Rio, como membros da família Brazão e a filha do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Danielle Cunha.

Debate

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil