O tufão Nanmadol trouxe ventos fortes e chuvas recordes para várias partes do Japão, nesta segunda-feira (19). Sendo uma das maiores tempestades a atingir o país em anos, matou pelo menos uma pessoa, interrompeu o transporte e forçou alguns fabricantes a suspender as operações.

Pelo menos 69 pessoas ficaram feridas.

O primeiro-ministro Fumio Kishida adiou sua partida para Nova York, onde deve fazer um discurso na Assembleia Geral da ONU, até terça-feira (20), para monitorar o impacto da tempestade, segundo informações da mídia local.

“Precisamos permanecer altamente vigilantes para fortes chuvas, vendavais, ondas altas e tempestades”, disse um funcionário da Agência Meteorológica do Japão (JMA) em entrevista coletiva.

O 14º tufão da temporada no Japão atingiu a costa perto da cidade de Kagoshima na noite de domingo (18), antes de atingir a ilha ocidental de Kyushu e a ilha principal de Honshu.

Um rio na província de Miyazaki, em Kyushu, transbordou, inundando campos e estradas, mostraram imagens da emissora estatal NHK. Outro vídeo mostrava uma casa à beira do rio pendurada sobre uma torrente, telhados arrancados de prédios e outdoors derrubados.

A NHK comunicou ainda que um homem morreu quando seu carro foi submerso por um rio inundado. Os bombeiros estavam ainda tentando determinar se um homem de 40 anos estava dentro de uma cabana que foi soterrada por um deslizamento de terra.

Cerca de 340 mil residências, a maioria em Kyushu, ficaram sem eletricidade, revelou o Ministério do Comércio.

Enquanto a Kyushu Railway disse que interrompeu as operações na localidade e a Japan Airlines e ANA Holdings cancelaram cerca de 800 voos.

A tempestade estava centrada na província de Yamaguchi, na ponta oeste de Honshu, e estava indo para nordeste a cerca de 15 quilômetros por hora ao longo da costa norte, disse a JMA.

A tempestade seguiria a costa ao norte de Honshu na terça-feira antes de se deslocar sobre o Pacífico, projetou a agência.

Até 400 milímetros de chuva são esperados na região de Tokai, na região central do país, nas próximas 24 horas.

A Toyota estava entre as fabricantes que disseram que deixariam a produção paralisada em algumas fábricas devido à tempestade, mas não houve relatos de grandes danos à indústria.

Tempestades intermitentes de chuva forte atingiram Tóquio, mas os negócios na capital estavam operando normalmente.

A maioria das escolas foi fechada na segunda-feira de qualquer maneira por um feriado.

Fonte: CNN Brasil