O Papa Francisco foi gravado secretamente durante um telefonema com um de seus cardeais, o que surgiu durante um julgamento financeiro em andamento no Vaticano na quinta-feira (24).

Um tribunal do Vaticano ouviu a gravação de áudio entre o Papa Francisco e o Cardeal Angelo Becciu, réu no julgamento, na qual o Cardeal pede ao Papa que confirme que autorizou pagamentos para ajudar a libertar uma freira sequestrada na África.

Os jornalistas não foram autorizados a ouvir a gravação, mas uma transcrição da Polícia Financeira italiana foi posteriormente publicada pela agência de notícias italiana Adnkronos. Três advogados de defesa no julgamento também confirmaram posteriormente o conteúdo da conversa aos jornalistas do Vaticano presentes.

A gravação foi feita por um terceiro na sala com o cardeal Becciu durante a conversa telefônica, ocorrida em 24 de julho de 2021. A ligação ocorreu três dias antes do início do julgamento no Vaticano no qual Becciu é acusado de peculato e abuso de escritório, e apenas 10 dias depois que Francisco recebeu alta do hospital para uma cirurgia intestinal.

Na ligação, Becciu pede ao Papa que confirme que autorizou os pagamentos que o cardeal fez a uma autodenominada consultora de segurança chamada Cecilia Marogna – que também é acusada de peculato no julgamento – para, por sua vez, pagar à empresa britânica Inkerman, para ajudar a garantir a libertação da freira que havia sido sequestrada por militantes islâmicos no Mali em 2017, afirma a transcrição.

Os valores pagos, segundo o cardeal Becciu, que na época era o número dois da Secretaria de Estado do Vaticano, foram de 350.000 euros (US$ 363.706) para a firma britânica e 500.000 euros (US$ 519.580) em resgate pela freira.

Segundo a transcrição, o Papa disse na ligação que se lembrava vagamente e pede ao cardeal que coloque por escrito o que gostaria que o Papa confirmasse.

De acordo com a lei do Vaticano, não há previsão para que um papa seja chamado como testemunha em um julgamento.

O cardeal Becciu, que foi demitido de seu cargo e destituído da maior parte de seus direitos como cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2020, sempre afirmou que todas as transações financeiras que realizou foram totalmente aprovadas por seus superiores, incluindo o Papa Francisco.

Becciu e Marogna se declararam inocentes de todas as acusações no julgamento.

Uma declaração dos advogados de Becciu enviada à CNN na quinta-feira não comentou o telefonema gravado secretamente.

As revelações de um telefonema gravado secretamente e o que o Papa Francisco sabia sobre as transações financeiras do Vaticano são apenas as últimas de um longo e complicado julgamento que se concentra na compra pelo Vaticano de um prédio de luxo em Londres, no qual 10 réus são acusados ​​de fraude e extorsão.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil