Os trabalhadores da fábrica de veículos elétricos da Tesla em Xangai estão usando as redes sociais para protestar contra o que chamam de “cortes injustos” no pagamento relacionado aos seus desempenhos e para pedir ao CEO Elon Musk que intervenha.

Postagens nas redes sociais publicadas no fim de semana por pessoas que dizem trabalhar na fábrica – o principal centro de exportação da empresa – expressaram raiva pelos cortes recentemente anunciados em seu pagamento mensal de bônus. Eles disseram que receberam notícias dos cortes “significativos” após um acidente fatal ocorrido nas instalações da Tesla em fevereiro.

De acordo com as postagens, os gerentes da fábrica alegaram a necessidade de pagar indenizações relacionadas ao acidente como o motivo para reduzir os bônus dos trabalhadores.

“Isso é incrivelmente injusto”, disse uma pessoa com o nome de usuário “Er Gou” em um post na popular plataforma chinesa Zhihu. “Esse incidente de segurança aconteceu na fábrica. Não é por causa dos [problemas] pessoais dos trabalhadores.”

“Os trabalhadores não devem ser penalizados com descontos salariais por causa dos problemas de responsabilidade da empresa”, diz o usuário da rede social, que afirma ser trabalhador regular da fábrica.

A pessoa disse que os cortes totalizaram mais de 2.000 yuans (US$ 291) por mês, o que eles caracterizaram como uma “grande quantia” para muitos.

O valor equivale a pouco menos da metade do salário-base mensal – cerca de 5.340 yuans ou US$ 777 – nas instalações de Xangai para trabalhadores juniores, segundo a Reuters . Além do salário-base, os trabalhadores podem ser elegíveis para pagamento por horas extras e bônus regulares vinculados ao desempenho.

Em maio passado, Elon Musk elogiou a ética de trabalho dos funcionários chineses, elogiando-os por queimar “o óleo das 3 da manhã” em uma entrevista ao Financial Times. Na época, Xangai estava em meio aos bloqueios para conter a Covid-19 de dois meses.

Apenas seis meses depois, em novembro, a fábrica de Xangai estabeleceu um novo recorde de entrega mensal de mais de 100.000 veículos. Tudo isso foi alcançado depois que as restrições da Covid-19 fizeram com que a fábrica suspendesse temporariamente a produção.

Pedidos para Musk investigar

Alguns funcionários parecem ter ignorado os rígidos controles de internet na China continental para postar no Twitter, pedindo para Musk intervir na situação.

“Por favor, preste atenção ao desempenho dos trabalhadores da linha de frente na fábrica da Tesla em Xangai sendo prejudicados arbitrariamente”, disse um usuário do Twitter com o identificador “AFeiywu” em uma postagem feita em Xangai.

O Twitter está bloqueado na China continental. Mas muitas pessoas contornam as restrições para usá-lo.

A CNN entrou em contato com Tesla e os autores das postagens para comentários, mas não obteve resposta imediata.

De acordo com um comunicado publicado pelo governo do distrito de Pudong em Xangai na semana passada, um “acidente mecânico” ocorreu em uma oficina de soldagem na fábrica da Tesla em fevereiro, matando uma pessoa. Uma investigação publicada pelo governo culpou o trabalhador falecido, seu colega de trabalho e a empresa pelo acidente.

A Shanghai Gigafactory, que começou a operar em 2019, é a maior fábrica de automóveis da empresa fora dos Estados Unidos, empregando cerca de 20.000 pessoas.

Em 2022, a Tesla entregou 1,31 milhão de veículos globalmente, dos quais mais da metade vieram de Xangai, de acordo com os resultados financeiros da empresa. Esse número aumentou 40% em relação a 2021.

No início deste mês, a Tesla anunciou que construiria uma grande fábrica de baterias perto de sua primeira instalação, dobrando seu investimento na China.

A Tesla deve divulgar seus resultados do primeiro trimestre na quarta-feira.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil