Uma poderosa tempestade no Oceano Pacífico, que está indo na direção das Filipinas, se intensificou em um supertufão nesta terça-feira (25). Segundo os meteorologistas, o fenômeno meteorológico pode atingir a parte norte do país antes de se mover para Taiwan, Hong Kong ou para a China continental no final desta semana.

O supertufão Doksuri está acumulando ventos de cerca de 240 km/h e é o equivalente a um furacão de categoria 4 no Oceano Atlântico.

A tempestade está se movendo para o norte e noroeste a 15 km/h e deve passar por cima ou perto das ilhas Babuyan, nas Filipinas, nas próximas 24 horas, de acordo com a agência meteorológica do país.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”e-0c3phUUZE”

Juntamente com os ventos fortes, também são esperadas chuvas significativas, especialmente nas ilhas Babuyan e no norte de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas. “Sob essas condições, inundações e deslizamentos de terra induzidos pela chuva são altamente prováveis”, alertou o departamento.

Doksuri, que também conhecido como Egay nas Filipinas, pode continuar a se fortalecer à medida que se dirige para a parte norte do Mar da China Meridional – o que significa problemas potenciais para Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China.

Conforme o Centro Meteorológico Nacional da China, o agora  supertufão pode atingir as províncias de Fujian e Guangdong na manhã de sexta-feira (28). A província de Fujian elevou seu alerta de emergência de tufão para o terceiro nível mais alto nesta terça-feira e pediu aos barcos de pesca que retornem ao porto o mais rápido possível.

Mas o caminho exato do tufão ainda é incerto, com o Observatório de Hong Kong dizendo no fim de semana que havia várias rotas possíveis para ele.

O tufão pode passar pela ilha de Taiwan; poderia virar para o sul, perdendo Taiwan e atingindo a costa sul de Guangdong, na China, incluindo Hong Kong; ou poderia ir para o norte, poupando ambos.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”WaQGOykhgrA”

O observatório disse ainda que a trajetória final do tufão será guiada por uma variedade de fatores, como cordilheiras subtropicais que trazem alta pressão atmosférica ou monções que trazem baixa pressão.

As comunidades no caminho do tufão agora estão se preparando para o impacto, com o presidente filipino, Bongbong Marcos, suspendendo todas as aulas de escolas públicas e fechando escritórios do governo na região da capital na segunda-feira (24), exceto aqueles que realizam serviços críticos.

A suspensão também foi em parte devido a uma greve de três dias dos trabalhadores do transporte.

O filipino também pediu às pessoas que vivem em áreas “altamente suscetíveis” que sigam as ordens de evacuação e outras instruções das autoridades locais.

O Observatório de Hong Kong pediu ao público que monitore os anúncios meteorológicos, alertando que o tufão trará muito calor e tempestades antes de sua chegada. A cidade acaba de passar por outra tempestade, o tufão Talim, há uma semana, que levou as autoridades a fechar escolas e o mercado de ações.

A agência meteorológica de Taiwan emitiu na noite de segunda-feira um alerta no mar, pois as ondas podem atingir 6 metros de altura ao longo da costa.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil