Os Estados Unidos colocaram cerca de 95 milhões de pessoas em estado de alerta devido a uma tempestade de inverno que está causando neve pesada e granizo em diversas regiões do centro do país. O clima já deixou centenas de milhares de casas e empresas sem energia.

Na última sexta-feira (4), mais de cem mil pessoas continuavam sem energia elétrica no estado do Tennessee. Desde quinta-feira, mais de 300 mil casas sofreram com falta de luz em outros estados norte-americanos como Texas, Arkansas e Nova York.

Com as fortes chuvas que também atingiram o sul e o centro-oeste do país, as estradas ficaram escorregadias causando a morte de pelo menos duas pessoas no Novo México.

A forte tempestade de inverno afeta também as viagens aéreas. Somente na sexta-feira mais de três mil voos foram cancelados nos EUA devido ao mau tempo que também conta com granizo e ventos fortes.

Na área de Boston, onde vivem 4,8 milhões de pessoas, os meteorologistas previram 3 a 5 cm de acúmulo de neve e gelo, tornando as condições das estradas perigosas.

De acordo com especialistas, na manhã deste sábado a tempestade deixa a costa leste do país. No entanto, as temperaturas extremamente frias permanecerão desafiando as mínimas recordes no centro-sul dos EUA.

“Os calafrios do vento frio podem resultar em hipotermia em um curto período de tempo se as precauções não forem tomadas”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

*Com informações de Brendan O’Brien, da Reuters

Fonte: CNN Brasil