Os recentes lançamentos de satélites de empresas privadas estão bombardeando diversos telescópios nos espaço produzindo longas faixas brilhantes e curvas de luz, afetando o trabalho de pesquisadores.

Um estudo publicado na revista Nature Astronomy na quinta-feira (2) analisou mais de 100 mil imagens do Telescópio Hubble, da Nasa, e revelou um aumento nos registros que são perpassados por satélites.

Os pesquisadores descobriram que 2,7% das imagens do Hubble com um tempo de exposição de 11 minutos foram atravessadas por trilhas de satélites. A análise compreende dados de 2002 a 2021.

Há um crescente número de satélites artificiais planejados atualmente, portanto, a porcentagem de rastros e interferências nas imagens vão aumentar na próxima década.

A SpaceX, de Elon Musk, conta com milhares de satélites em órbitas, assim como a Amazon, de Jeff Bezos, lançados nos últimos anos.

Entre 2009 e 2020, a chance de encontrar um satélite em imagens do Hubble é de 3,7, enquanto no ano de 2021, é de 5,9%.

O equipamento é conhecido por registar imagens – impressionantes, diga-se de passagem – de cosmos, no entanto, tem sido afetado pela abundância de satélites espaço e a preocupação é que o número aumente cada vez mais.

Fonte: CNN Brasil