A ministra do Planejamento, Simone Tebet, decidiu adotar paridade de gênero em sua equipe de secretários.

A senadora havia feito a promessa, na disputa presidencial, que teria o mesmo número de homens e mulheres na Esplanada dos Ministérios caso vencesse a disputa ao Palácio do Planalto.

A ideia é ter uma equipe na pasta com três mulheres, contando com ela, e três homens, incluindo o posto de secretário-executivo.

A intenção da senadora é anunciar os primeiros nomes nesta quarta-feira (11).

Segundo aliados da ministra, ela também deve ter em seu time um egresso do TCU (Tribunal de Contas da União) e pelo menos um negro, em uma tentativa de contemplar a diversidade racial.

De acordo com relatos feitos à CNN Brasil, Tebet gostaria de ter em sua equipe a economista Vilma da Conceição Pinto, a primeira diretora negra do IFI (Instituição Fiscal Independente).

A economista, no entanto, tem mandato de quatro anos na função, ligada ao Senado Federal. O mandato se encerra apenas em 2025, o que seria um fator que dificulta uma nomeação para a pasta.

Com o entrave, é possível que a indicação de um quadro negro fique apenas para uma segunda rodada de anúncio.

Outro nome que é citado como cotado para a equipe de Tebet é o do advogado Ícaro Franco Picérni, que já trabalhou no Senado Federal e atua no gabinete do ministro Antônio Anastasia, do TCU.

Fonte: CNN Brasil