O Super Bowl, jogo final do campeonato da National Football League (NFL), é um dos maiores eventos dos Estados Unidos, assistido por milhões de americanos e com a publicidade mais cara da televisão mundial.

Além da decisão do time campeão, a final também tem outro momento muito aguardado da noite: o Halftime Show (Show de Intervalo).

As primeiras apresentações eram realizadas por pequenas bandas de faculdades ou artistas regionais, mas foi 1991 que a NFL começou a apostar em nomes mais fortes como, na época, New Kids on the Block.

Em 1992, com a apresentação histórica de Michael Jackson, o Halftime Show passou a ser um reforço para aumentar a audiência do jogo final e divulgar os hits e lançamentos de cantores. Desde então, milhares de pessoas que não acompanham o esporte assistem o Super Bowl na espera do show de seus artistas favoritos.

Apesar do show ter cerca de 15 minutos, o tempo do intervalo do jogo, existe uma produção enorme e uma grande estrutura para realizar a montagem do palco no campo, sem prejudicá-lo para o resto do jogo.

Madonna, Beyoncé, Lady Gaga e Katy Perry são algumas das divas do pop que performaram durante o intervalo do evento.

No domingo (12), os fãs de Rihanna se reuniram para assistir apresentação da cantora, que não subia nos palcos desde 2018. Enquanto aguardavam a performance, muitos ficaram confusos com as regras do esporte, o que logo virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

De modo geral, dois times com 11 jogadores cada entram em um campo de 109,73 cm de comprimento e 48,76 cm de largura para disputar a partida.

As pontuações acontecem quando um time realiza o touchdown, isto é, quando chega na área ao fundo do campo adversário (chamada de endzone) com a posse da bola, o que vale 6 pontos. Com o touchdown, o time tem direito ao chute livre a gol que pode dar mais 1 ou mais 2 pontos.

Mas o futebol americano tem muitas outras regras e termos específicos, jogadas e situações em que o cronômetro é paralisado – e, por isso, um único jogo pode durar mais de três horas. Então, que tal aprender um pouco mais sobre o esporte com filmes, séries e documentários?

Listamos algumas produções que podem te ajudar a assistir o próximo Super Bowl sabendo muito mais. Confira:

1 – “Um Sonho Possível” (2009)

Com Sandra Bullock, o filme é baseado no livro “The Blind Side: Evolution of a Game”, de Michael Lewis, e conta a história de um jovem que não tem onde morar. Ao ser visto por uma família enquanto anda na chuva a procura de um lugar para ficar, sua história começa a mudar com os cuidados de uma tutora que percebe seu potencial como jogador de futebol americano.

 2 – “Draft Day – A Grande Escolha” (2014)

Um dos filmes mais queridos pelos fãs mais aficionados do esporte, “Draft Day” é uma ficção que mostra como é feita a contratação de novos talentos.

3 – “Duelo de Titãs”(2000)

Duas escolas, uma só de alunos brancos e outras apenas de alunos negros, são unificadas pelo governo e um técnico de futebol, interpretado por Denzel Washignton, é contratado para comandar o novo time, o que gera polêmicas e desafios para o personagem e os jogadores.

4 – “O jogo de Uma Vida” (2014)

Filme conta a história do treinador de futebol Bob Ladouceur, que assumiu o time estudantil De La Salle High School Spartans e conduziu a equipe a 151 vitórias. Mas após uma tragédia no meio da temporada de jogos, ele entende o que realmente importa na vida.

5 – “Last Chance U” (série) – (2016)

Atletas de elite com passados difíceis buscam uma última chance de mudar de vida e realizar seus sonhos no futebol americano universitário.

6 – “All or Nothing” (série) – (2016)

“All or Nothing” é uma marca de uma série documental esportiva com episódios focados em esportes específicos, como o futebol americano, com cinco episódios que acompanham um time diferente cada um.

7 – “Um Domingo Qualquer” – (1999)

O filme conta os bastidores do futebol americano, desde os jogadores, treinadores, a imprensa e os donos das equipes, que controlam o esporte como um negócio que lucrativo de milhões de dólares todos os anos.

8 – “Tudo pela Vitória” – (2004)

Contado através da paixão de uma cidade no Texas, pelo time local Permian Panthers, o filme demonstra a obsessão da sociedade norte-americana pelo esporte.

9 –The Timeline” – (2015)

Série documental que relembra alguns dos momentos mais importantes na principal liga do futebol americano (NFL), como a aposentadoria e retorno de um dos maiores quarterbacks, Brett Favre.

10 – “Colin em Preto e Branco” (série) – (2021)

Com uma dramatização da adolescência de Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que protagonizou o episódio em que ajoelhou durante o hino nacional como protesto contra a brutalidade policial e desigualdade racial nos EUA.

Fonte: CNN Brasil