O submarino que desapareceu durante uma expedição aos destroços do Titanic é operado por um controle de videogame adaptado, parecido com o de um PlayStation.

O veículo tem menos de 40 horas de estoque emergencial de oxigênio, enquanto autoridades dos Estados Unidos e Canadá trabalham em uma operação de buscas.

O repórter da CNN Gabe Cohen, que já havia feito uma reportagem sobre o veículo submersível “Titan” da empresa OceanGate, relembrou que ficou “impressionado com o quão simples” a tecnologia de bordo aparentava ser.

“É uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena. Você tem que sentado dentro dela, sem sapatos. Ele é operado por um controle de jogo, que se parece essencialmente com um controle de PlayStation”, contou Cohen à CNN nesta terça-feira (20).

Ele relembra de ter questionado a empresa sobre a tecnologia utilizada no submarino, e lembra de ter sido respondido repetidamente que não foram poupadas despesas, nem houve corte de gastos, durante a fabricação do veículo.

Um repórter da CBS News também visitou o submarino em uma reportagem no ano passado e ficou impressionado com o controle de videogame utilizado, um modelo F710 sem fio da empresa Logitech.

Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle barato de videogame, parecido com um de PlayStation
Repórter da CBS News mostra controle remoto que comanda submarino da OceanGate / Reprodução

“Nós controlamos a coisa toda… com esse controle de videogame”, relatou o repórter, chamando o equipamento de “bugiganga de MacGyver”.

Um anúncio no site da Logitech mostra o aparelho à venda por R$ 370, ou R$ 332 à vista no pix, com garantia de 3 anos.

Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle barato de videogame, parecido com um de PlayStation
Submarino desaparecido em passeio ao Titanic é operado por controle barato de videogame, parecido com um de PlayStation / Reprodução

EUA irão utilizar “drones de mergulho” em busca

Os militares dos EUA estão movendo ativos militares e comerciais para ajudar nos esforços de busca em andamento pelo submersível desaparecido quando faria uma visita aos destroços do Titanic, de acordo com a Guarda Costeira (USCG) e o Comando de Transporte dos EUA.

O Supervisor de Salvamento e Mergulho da Marinha está trabalhando com o Comando de Transporte dos EUA para trazer “meios mais capazes” para a busca, disse o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, na terça-feira.

Os ativos serão movidos primeiro para St. John’s no Canadá e depois levados para a área de pesquisa. O comando da Marinha possui avançados veículos de mergulho operados remotamente, capazes de operar nas profundidades extremas exigidas neste esforço de busca.

“A Marinha está trabalhando para coordenar ativos com o USCG e o comando unificado. Daremos mais detalhes à medida que colocarmos ativos e pessoal no local”, de acordo com um porta-voz da Marinha.

Também haverá três voos de Buffalo, Nova York, para St. John’s hoje transportando carga comercial que pode ajudar nos esforços de busca e resgate, disse um porta-voz da Transcom à CNN.

Não está claro neste momento quais ativos ou equipamentos estão nos voos ou a quem pertencem.

“O Comando de Transporte está coordenando o planejamento autorizado e o suporte da assistência do Departamento de Defesa e transporte de ativos na localização e recuperação de um submersível tripulado de propriedade comercial desativado no Oceano Atlântico”, disse um porta-voz do Transcom em comunicado.

O departamento de Defesa também está ajudando, disse a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.

(Publicado por Léo Lopes)

Fonte: CNN Brasil