O Spotify disse nesta segunda-feira que cortará 6% de sua força de trabalho global para reduzir custos, juntando-se a empresas de tecnologia como Amazon e Microsoft na redução de pessoal à medida que a economia global desacelera.

Em carta aos funcionários publicada no site da empresa, o CEO Daniel Ek assumiu total responsabilidade pelos cortes de empregos, que chamou de “difíceis, mas necessários”.

“Como muitos outros líderes, esperava sustentar os fortes ventos favoráveis ​​da pandemia e acreditava que nossos amplos negócios globais e menor risco do impacto de uma desaceleração nos anúncios nos isolariam. Em retrospectiva, fui ambicioso demais ao investir antes do crescimento de nossa receita ”, diz.

O negócio de streaming de música com sede em Estocolmo tinha cerca de 9,8 mil funcionários globalmente em 30 de setembro.

Nos últimos meses, as principais empresas de tecnologia reverteram rapidamente uma onda de contratações pandêmica que as levou a empregar milhares de trabalhadores para acompanhar o aumento da demanda de residências e empresas por serviços como compras online e videoconferência.

As mesmas empresas recentemente fizeram cortes profundos em suas forças de trabalho, à medida que a inflação pesa sobre os gastos do consumidor e o aumento das taxas de juros espreme o financiamento. A demanda por serviços digitais durante a pandemia também diminuiu à medida que as pessoas retornam às suas vidas offline.

Nos últimos três meses, Amazon, Google, Microsoft e Facebook – a Meta – anunciaram planos para cortar mais de 50 mil funcionários de suas fileiras coletivas.

Os cortes recentes, na maioria dos casos, representam uma porcentagem relativamente pequena do quadro geral de funcionários de cada empresa, essencialmente apagando o último ano de ganhos para alguns, deixando-os com enormes forças de trabalho.

A decisão do Spotify de eliminar cerca de 590 empregos faz parte de uma reorganização mais ampla para melhorar a eficiência e “acelerar a tomada de decisões”, de acordo com Ek.

Como parte das mudanças, o trabalho de engenharia e produto será centralizado. A diretora de conteúdo Dawn Ostroff também decidiu deixar a empresa, falou o CEO.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil