Usuários de drogas que vivem pela região da Cracolândia voltaram a ocupar as ruas dos bairros Campos Elísios e Santa Ifigênia, em São Paulo, neste domingo (9). A informação de que alguns grupos retornaram foi confirmada à CNN por moradores da região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), no sábado (8), grupos se deslocaram em direção à região da Marginal Tietê, ocupando a área sob a ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como “Estaiadinha”. No mesmo dia, já houve relatos de usuários que retornaram à região da Santa Ifigênia.

Vídeos gravados por moradores mostram o deslocamento de grupos pelos bairros.

A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal disseram que acompanharam os grupos durante o deslocamento e que prestaram assistência e que acompanharam os deslocamentos dos grupos. Ainda segundo as autoridades, não houve intercorrências.

Ainda segundo a SSP, durante o deslocamento, agentes da Subprefeitura da Sé realizaram ação de limpeza nas vias por onde os usuários de drogas passavam.

O trabalho das autoridades também contou com apoio de agentes da assistência social, que distribuíram água no local.

“Na manhã deste domingo (9), grupos de usuários continuaram tentando ocupar algumas vias na região de Campos Elíseos e Santa Ifigênia. As forças de segurança, em atendimento às inúmeras solicitações de moradores, trabalhadores e comerciantes locais continuam atuando na região para preservar a segurança e a ordem pública, por meio de ações de liberação de vias e requalificação dos locais, nos termos previstos na Política Estadual sobre drogas”, informou a SSP.

*Publicado por Pedro Jordão, da CNN

Fonte: CNN Brasil