Autoridades peruanas disseram nesta quarta-feira (6) que uma quinta pessoa morreu nos recentes protestos contra o governo motivados pelo aumento dos preços dos combustíveis, um sinal de como a crise global de energia ligada à guerra na Ucrânia já está impactando países ao redor do mundo.

O Ministério do Interior do Peru disse que um homem de 25 anos é a vítima mais recente e que está investigando a morte. O sindicato que representa trabalhadores agrícolas da cidade de Ica, no sul do Peru, disse que o homem morreu em confrontos com a polícia.

Os protestos foram desencadeados pelo aumento dos custos de combustível e fertilizantes devido às sanções à Rússia, que invadiu a Ucrânia no fim de fevereiro. A agitação aumentou nos últimos dias, abalando o governo do presidente de centro-esquerda Pedro Castillo.

As autoridades estão lutando para desbloquear as principais rodovias do país, essenciais para o abastecimento de alimentos nas maiores cidades peruanas. Castillo também está enfrentando pedidos de renúncia da oposição e de alguns jornais locais influentes.

Manifestantes protestam em frente ao Congresso do Peru / NurPhoto via Getty Images

O presidente, que recentemente sobreviveu a uma segunda tentativa de impeachment em menos de um ano de mandato, anulou na terça-feira (5) um toque de recolher obrigatório em Lima, que procurou reprimir protestos depois que milhares desafiaram a ordem e foram às ruas.

Fonte: CNN Brasil