A candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, criticou neste sábado (24) a ausência de seu adversário do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no debate CNN, sem citá-lo.

Também criticou o chamado ao “voto útil”, descrito pela ciência política como aquele em que o eleitor vota de forma estratégica em um candidato que não necessariamente é a sua primeira opção.

As declarações de Tebet foram dadas durante encontro na Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo.

“Quem declara, quem pede voto útil no primeiro turno e não vai no debate vai contra a democracia e se acovarda. Isso é covardia com o povo brasileiro. Como você pede para o povo brasileiro ‘vote em mim, mate essa eleição no primeiro turno’ e foge do debate? E diz ‘eu não vou participar do debate porque não me interessa me apresentar ao Brasil’, é o que? Nos dá uma carta em branco? Um cheque em branco?”, questionou a emedebista.

“Para alguém sentar lá sem saber quais são as propostas? Então isso é uma total incoerência, aliás é um desrespeito com o cidadão brasileiro”, afirmou a candidata.

No evento, Tebet disse ainda entender sua participação no debate como um dever e uma obrigação e que “quem quer voto tem que se apresentar ao Brasil”.

“É isso, vai ser, tenho certeza, um bom debate e a democracia brasileira vai agradecer e tenho certeza que isso também pode alterar o resultado das eleições na semana que vem”, completou.

A candidata afirmou também que a proposta de governo inclui a construção de casas populares.

“A casa popular é a porta de entrada de todos os outros direitos do cidadão, quem tem casa própria consegue colocar comida na mesa, pagar suas contas. É prioridade para qualquer família”, disse.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá neste sábado (24), a partir das 18h15, com programação especial a partir de 16h30.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

(*Sob supervisão de Lucas Rocha)

Fonte: CNN Brasil