Na quinta-feira (8), o Guinness World Records destacou Mario Kreutzberger, mais conhecido como Don Francisco, o “Silvio Santos chileno”, por ter a carreira mais longa como apresentador de televisão.

Segundo a entidade, o Kreutzberger foi detentor de dois títulos pelo seu “trabalho imparável” na televisão durante mais de 60 anos:

  • Apresentador de programa de TV (variedades) mais antigo: 82 anos e 85 dias.
  • Carreira mais longa como apresentador de programa de televisão (variedades): 60 anos e 277 dias.

A organização considerou ainda o Sábado Gigante como o programa televisivo (de variedades) mais antigo apresentado pelo mesmo animador (53 anos e 42 dias), que foi transmitido pela primeira vez a 8 de agosto de 1962 no Chile (pelo Canal 13) e terminou em 19 de setembro de 2015 nos Estados Unidos (no Univisión).

“Kreutzberger cultivou um público fiel por meio de sua naturalidade, humanidade e proximidade com o público. Há décadas oferece aos lares da América Latina e do mundo um espaço de entretenimento cheio de alegria, esperança e diversão”, acrescentou.

A entidade também destacou que “a vida de Dom Francisco é repleta de inúmeros e inesquecíveis momentos que marcaram grandes marcos na história”.

Esse sonhador e trabalhador imparável se estabeleceu nos Estados Unidos em 1986. Lá consolidou sua carreira como apresentador e se tornou um dos latinos mais influentes dos últimos anos.

“Durante sua carreira, Kreutzberger recebeu importantes prêmios e homenagens, incluindo a Estrela na Calçada da Fama de Hollywood (2001), a Medalha Papal Benemerenti concedida pelo Papa João Paulo II (2002), o Prêmio Emmy (2005) e seu nome está inscrito no Hall of Fame da Academy of Television Arts and Sciences dos Estados Unidos (2012)”, acrescentou.

“Em 2021, ele se juntou à rede CNN en Español apresentando o programa Reflexiones con Don Francisco. No momento, reuniu mais de 160 convidados entre artistas, personalidades de destaque, cientistas e pessoas que viveram experiências únicas”, continuou ele.

Eles também mencionam a condecoração de Don Francisco como embaixador da Unicef, Associação de Distrofia Muscular e apresentador do Teletón Chile.

Dessa forma, Mario Kreutzberger recebeu suas certificações da Adjudicadora Oficial do Guinness World Records, Sarah Casson.

Seu legado também está refletido nas páginas da nova edição do livro Guinness World Records 2024, que será lançado na América Latina em outubro.

O chileno afirmou que se sentiu “muito honrado por ter três títulos do Guinness World Records. Isso é resultado de muitos anos de trabalho, dedicação e perseverança”.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil