A seleção senegalesa confirmou presença na Copa do Mundo do Catar deste ano após derrotar o Egito nos pênaltis, na tarde desta terça-feira (29). Sadio Mané marcou a penalidade que garantiu a vitória de Senegal sobre o Egito por 3 a 1 nos pênaltis no final de uma disputada partida de volta que valia uma vaga no Mundial.

Boulaye Dia marcou aos quatro minutos e o Senegal venceu a partida de volta por 1 a 0 no tempo normal, deixando o resultado empatado em 1 a 1 no agregado após a prorrogação no novo Estádio Olímpico, na capital senegalesa de Dakar, que estava lotado com capacidade para 50 mil pessoas horas antes do pontapé inicial.

A disputa de pênaltis emocionante começou com quatro erros, incluindo de ambos os capitães — Kalidou Koulibaly, de Senegal, e depois Mohamed Salah, pelo Egito —, mas Mané converteu sua cobrança, repetindo o heroísmo da final da Copa das Nações Africanas do mês passado.

O Egito havia marcado um gol aos quatro minutos na última sexta-feira (25) na partida de ida no Cairo, mas essa vantagem foi rapidamente apagada no jogo de volta. Com o resultado, o craque egípcio Mohamed Salah, ponta-direita do Liverpool, da Inglaterra, ficará de fora do Mundial no fim deste ano.

A cobrança de falta de Idrissa Gana Gueye foi desviada na direção errada pelo defensor egípcio Ahmed Fattouh, direto para Dia, que precisou de duas tentativas para balançar a rede.

Outra seleção africana que garantiu vaga na Copa do Catar foi Gana, que empatou em 1 a 1 com a Nigéria e se classificou pela regra do gol fora de casa depois do empate sem gols no primeiro jogo.

A seleção de Gana voltará ao Mundial após três participações seguidas entre 2006 e 2014.

Fonte: CNN Brasil