Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, afirmou à CNN que irá reunir, na próxima quinta-feira (6), dirigentes e políticos da legenda para reafirmar o papel do partido e da direita nesse novo xadrez político.

Em entrevista à CNN, o cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice, disse que o PL não pode contar com o ex-presidente concorrendo como candidato em 2026, mas que é “difícil imaginar que o PL, tendo Bolsonaro como seu principal filiado, abra mão o de concorrer como cabeça de chapa”.

“Ainda que a gente tenha uma dúvida em relação à capacidade de transferência de voto de Bolsonaro, o piso de um candidato apoiado por ele deve ser alto”, disse.

Noronha destacou que para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “interessa muito” rivalizar com Bolsonaro.

“Não é atoa a quantidade de vezes que Lula cita Bolsonaro e o governo anterior. É muito frequente.”

A projeção do cientistca político é que a disputa do segundo turno nas eleições presidenciais de 2026 fique entre o campo liderado por Lula e outro liderado por Bolsonaro.

(Publicado por Marina Toledo)

Fonte: CNN Brasil