O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) agradeceu no domingo (8) a todos os envolvidos na evacuação de mais de 170 civis da siderúrgica Azovstal e de outras áreas de Mariupol.

“Este grupo de evacuados chegou com segurança a Zaporizhzhia hoje, 8 de maio. Meus pensamentos estão com eles e com todas as pessoas na Ucrânia que estão sofrendo nesta guerra”, disse António Guterres em comunicado.

“Agradeço a todos os envolvidos nesta operação complexa, incluindo os líderes em Kiev e Moscou por garantir as pausas humanitárias necessárias. Aplaudo a determinação e coragem das equipes da ONU e do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no terreno”, escreveu o secretário.

Segundo Guterres, a última operação de passagem segura eleva o número total de civis evacuados de Azovstal e outras áreas de Mariupol para mais de 600.

“Peço às partes em conflito que não poupem esforços para garantir uma passagem segura para todos aqueles que desejam partir, em qualquer direção que escolherem, e para que a ajuda chegue às pessoas necessitadas”, concluiu.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil