Uma mina de carvão em uma parte remota da Rússia está expelindo enormes quantidades de metano, um gás de efeito estufa muito potente, no que foi descrito como o “maior” vazamento de metano já detectado em uma única instalação.

A Mina Raspadskya, na região de Kemerovo, no sul da Rússia, está emitindo quase 90 toneladas de metano a cada hora, de acordo com novos dados da GHGSat, uma empresa que usa satélites para monitorar vazamentos de metano do espaço.

A companhia disse que detectou 13 pontos distintos de metano durante um registro de satélite em 14 de janeiro de 2022 e observou mais pontos em datas subsequentes.

Stephane Germain, fundador e presidente da GHGSat, disse à CNN na quarta-feira (15) que o vazamento de 14 de janeiro não foi um incidente único – a empresa detectou vazamentos consistentes da instalação nos últimos cinco meses.

“Encontramos grandes vazamentos em todo o mundo, mas este se destacou”, disse Germain, acrescentando que foi o maior vazamento já registrado. A GHGSat disse que, se a emissão continuasse na mesma taxa por um ano, a mina emitiria mais de 764.000 toneladas de metano – equivalente à quantidade de gás natural necessária para abastecer 2,4 milhões de residências por um ano.

Até o momento, a Raspadskaya, empresa que opera a mina, não respondeu ao pedido de comentário feito pela CNN.

Depois do dióxido de carbono, o metano é o segundo maior contribuinte para as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos.

O metano é o principal componente do gás natural que é usado para aquecer residências e cozinhar, e pode vazar de minas de carvão, perfuração de petróleo e gás, bem como dos dutos que transportam combustíveis fósseis. Também vem de aterros sanitários e da agricultura, com vacas sendo uma de suas maiores fontes de emissão.

Por muito tempo, o metano foi ignorado como um problema, porque suas emissões totais são significativamente menores do que as do CO².

No entanto, o gás tem aproximadamente 80 vezes mais poder de aquecimento no curto prazo do que o CO² e, de acordo com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a concentração de metano na atmosfera é maior agora do que em pelo menos 800.000 anos.

“Se pudermos encontrar as fontes de metano em todo o mundo, isso pode ter um impacto de curto prazo muito grande nas mudanças climáticas, com maneiras de reduzir essas emissões”, disse Germain.

O gás é difícil de detectar porque é invisível e inodoro. A GHGSat está usando seis satélites com espectrômetros de alta resolução que tornam o metano visível e podem identificar a fonte exata dos vazamentos.

Imagens de satélite detectam emissões de metano em mina russa / GHGSat

“Cada gás na atmosfera absorve luz em um comprimento de onda específico, cada gás tem uma ‘impressão digital espectral’ e o espectrômetro procura essas impressões digitais”, explicou Germain. Ele disse que o vazamento na Rússia se encaixa em uma tendência mais ampla que a empresa está vendo em todo o mundo.

“As emissões de mineração de carvão aumentaram significativamente no ano passado. Vimos isso na China, na Rússia, nos Estados Unidos, na Austrália, e tão sistematicamente, para nós, isso indica que houve um aumento na produção de carvão”, disse ele.

Um acordo para reduzir o uso de carvão foi um dos principais pontos na cúpula do clima COP26 em Glasgow no ano passado, com os países finalmente concordando em “reduzir gradualmente” o consumo como parte de seus esforços para combater o aquecimento global.

Germain disse que o aumento da produção de carvão está correlacionado com o aumento dos preços do gás. “Países que têm recursos de carvão provavelmente estão muito interessados ​​em fontes alternativas de energia com custo mais baixo do que o atual do gás. Francamente, é muito lamentável”, disse ele.

A GHGSat disse que a grande liberação de metano da Mina Raspadskya pode ser intencional e relacionada à segurança na mina. Ele explicou que o metano é um subproduto inevitável da mineração, com bolsões de gás liberados durante o processo de extração.

Um grande acúmulo de metano em túneis subterrâneos pode ser extremamente perigoso porque o gás é explosivo. Mineiros no local de Raspadskaya já sofreram consequências mortais; em 2010, uma explosão de gás na mina matou mais de 60 pessoas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil