O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (9), que não será mais obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos, conforme fontes da Saúde já haviam adiantado à CNN.

A decisão vale para todo o estado a partir desta quarta-feira. A regra não irá valer para espaços fechados, como o anunciado para a cidade do Rio de Janeiro.

Portanto, ainda não haverá autorização para retirada do item em escolas e escritórios de trabalho, afirmou João Doria (PSDB), governador de SP.

Em entrevista à CNN na terça-feira (8), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que já é possível desobrigar o uso da máscaras em locais abertos na capital paulista.

Segundo ele, a prefeitura entregou um estudo sobre o tema ao vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB). O secretário de saúde do município, Edson Aparecido, confirma que seguirá recomendação do estado.

Até o momento, 7 capitais e o Distrito Federal, incluindo a cidade de São Paulo, já acenaram para a desobrigação do uso de máscaras em local aberto ou público, mas obrigam em local fechado ou privado. São elas Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP) e a capital paulista.

*Matéria em atualização

Fonte: CNN Brasil