Se você esteve ativo nas redes sociais este mês percebeu que não se fala em outra coisa a não ser o lançamento mais esperado do ano: “Barbie”. Protagonizado por Margot Robbie, o filme chega aos cinemas oficialmente dia 21 de julho, mas já gera muitas expectativas.

O hype do novo projeto da diretora Greta Gerwig cresce com cada novo detalhe da trama, do set, pôster ou trailer revelado. Sendo fã da Barbie ou não, está difícil fugir desse fenômeno.

Não entende o motivo do sucesso? Uma trilha sonora recheada de artistas renomados na indústria musical, um elenco com nomes de peso em Hollywood, um cenário fictício mais real impossível e um roteiro misterioso na medida certa são alguns dos elementos que a CNN reuniu para te mostrar tudo sobre um dos ícones do ano.

Uma direção conceituada à frente de Barbie 

O filme vem provocando burburinho desde que Greta Gerwig foi anunciada como diretora. A mente por trás de filmes indicados ao Oscar, como “Lady Bird” e “Adoráveis Mulheres”, está acostumada a dirigir obras um pouco mais “indie” e conceituais, portanto muitas dúvidas foram levantadas sobre para onde o filme caminharia.

Além da direção, Greta Gerwig escreve o roteiro ao lado de seu marido, o cineasta Noah Baumbach. No programa norte-americano “The Tonight Show with Jimmy Fallon”, em julho de 2022, Ryan Gosling, protagonista do filme, disse que o roteiro do projeto é simplesmente o “melhor” que ele “já leu”.

Terão Greta e Noah feito um ótimo trabalho?

Um elenco repleto de estrelas 

Parte do motivo do hype de Barbie está claramente no elenco de milhões. O live-action inclui grandes estrelas, como Margot Robbie interpretando uma das Barbies e Ryan Gosling, como um dos bonecos Ken.

Will Ferrell foi anunciado na obra como intérprete do CEO da Mattel, empresa que detém os direitos comerciais da boneca Barbie.

Em 4 de abril de 2023, a conta oficial do filme no Instagram revelou uma variedade de pôsteres de personagens nos quais eles finalmente revelaram quem interpreta quem. Kingsley Ben-Adir, Scott Evans, Simu Liu e Ncuti Gatwa estão interpretando diferentes versões de Ken, enquanto Hari Nef, Emma Mackey, Dua Lipa, Anna Cruz Kayne, Sharon Rooney, Issa Rae, Kate McKinnon, Nicola Coughlan, Alexandra Shipp e Ritu Arya vivem diferentes versões da boneca.

Além disso, Emerald Fennell está interpretando Midge, a melhor amiga da Barbie, enquanto Michael Cera interpreta Allan, seu marido.

Pôsteres dos outros personagens também foram revelados e incluem America Ferrera como “uma humana”, Ariana Greenblatt como outra “humana”, Helen Mirren como “narradora”, Connor Swindells como um “estagiário” e Jamie Demetriou como “um executivo.”

Uma história Barbie diferente do que estamos acostumados?

O enredo exato de “Barbie” é um mistério desde que o filme foi anunciado. “As pessoas não têm ideia do que esperar [do filme], e acho que essa é a vibe certa”, disse America Ferrera à revista People em outubro de 2022. “O que quer que você pense, não é isso. É outra coisa.”

Durante sua passagem pelo evento Unforgettable Gala, em dezembro, Simu Liu disse à “Vanity Fair” que Greta Gerwig quis trazer muita diversidade ao filme, muito pelo elenco escolhido.

“Greta era muito, muito cuidadosa com quem escalava”, ressaltou ele.

“Conseguimos escalar pessoas de diferentes formas, tamanhos, capacidades diferentes, para todos participarem disso – tudo sob esta mensagem de: você não precisa ser loira, branca ou X, Y, Z para incorporar o que significa ser uma Barbie ou um Ken”, continuou.

Ele já havia contado o motivo pelo qual aceitou o papel no filme. Em maio de 2022, em uma entrevista para a “Vanity Fair”, Simu Liu revelou que a ideia partiu de seu agente, que afirmou que o ator simplesmente precisava fazer o filme:

“Ele disse: ‘Se eu pudesse apostar minha carreira em qualquer roteiro, seria o roteiro da ‘Barbie’. Eu realmente acho que você deveria fazer isso’”.

Por fim, Simu ainda descreveu Barbie com “selvagem” e “incrivelmente único”, acrescentando: “Eu gostaria de poder mostrar o que fazemos no dia-a-dia porque é uma loucura”.

Em entrevista para a “Vogue” britânica, Margot Robbie admitiu que o filme “vem com muita bagagem e muitas conexões nostálgicas” para homenagear o legado da boneca. “Mas com isso vêm muitas maneiras emocionantes de atacá-lo”, completando: “As pessoas geralmente ouvem ‘Barbie’ e pensam: ‘Eu sei o que esse filme vai ser’, e então ouvem que Greta Gerwig está escrevendo e dirigindo, e ficam tipo, ‘Ah, bem, talvez eu não saiba”.

Uma trilha sonora para todos os gostos 

A trilha sonora é um verdadeiro mix de grandes estrelas da indústria e estilos – todos eles com um toque de dance-pop. Os artistas que farão parte do álbum foram anunciados em 25 de maio, e a lista inclui Dua Lipa, Ava Max, Charli XCX, Dominic Fike, Fifty Fifty, Gayle, Haim, Ice Spice, Kali, Karol G, Khalid, Lizzo, Nicki Minaj, PinkPantheress, Tame Impala e o Kid Laroi.

O hit de Dua Lipa foi o primeiro single do álbum. “Dance the Night”, lançado em 26 de maio, soa como um projeto do último álbum da cantora, o “Future Nostalgia”, com uma melodia voltada ao som dos anos 70.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”OiC1rgCPmUQ”

KAROL G e Aldo Ranks lançaram em seguida a faixa “WATATI”. Ainda temos “Angel”, de PinkPantheress, e a parceria entre Nicki Minaj e Ice Spice, que lançaram um videoclipe para uma versão de rap com o tema clássico de Barbie, “Barbie World”.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”CUj2AWEJnwQ”

Em uma entrevista à revista “Rolling Stone”, Margot Robbie revelou que a música é elemento muito importante do filme e que faz toda a diferença na narrativa. Por isso o alto investimento.

Isso quer dizer que artistas como Lizzo narram parte da ação.

“Você está ouvindo letras que respondem ao que está acontecendo na tela, então a música se tornou mais do que apenas música – tornou-se um dispositivo para aprimorar o que o público estava assistindo e experimentando”, contou Robbie.

O produtor musical do álbum é Mark Ronson, e ele será lançado na íntegra junto com o filme.

Um set dos sonhos 

Greta Gerwig e o cineasta Noah Baumbach, também tiveram que construir um mundo do zero. Eles criaram cenários e regras para a Barbie Land, a fim de manter tudo coerente na história.

“Você vê um universo contínuo que faz sentido, e isso porque havia limites muito específicos sobre o que poderia ou não acontecer”, disse Kate McKinnon em entrevista à “Time”.

Como Barbie Land é uma utopia, então nada pode ser bagunçado, não há lixo no set, por exemplo.

“Nada é sujo no mundo, mesmo quando fica mais caótico”, afirmou McKinnon. “Fiquei impressionada com isso”.

As “Dreamhouses”, nome para as famosas casas da Barbie, também foram feitas para serem milimetricamente parecidas com as de brinquedo. A diretora até chegou a encomendar uma casa da Barbie antes da construção do modelo “real”.

Na verdade, tudo na Barbie Land foi construído em uma escala específica para parecer “brinquedo”.

“A escala não é realista”, diz Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel. Por exemplo, o carro da personagem Barbie no filme é um pouco pequeno demais para Robbie, assim como o conversível da boneca Barbie é naturalmente um pouco pequeno demais para ela.

Uma falta de tinta global

Não há cor melhor que represente a boneca do que o rosa e a direção de arte abusou tanto do tom que faltou tinta no mundo, de acordo com sua designer de produção, Sarah Greenwood.

Greenwood disse que a construção do cenário envolveu grandes quantidades de tinta rosa fluorescente da marca Rosco.

Por e-mail para a CNN, Lauren Proud, vice-presidente de marketing e experiência digital da empresa de tintas Rosco, confirmou que a produção usou muito da cor, mas acrescentou que havia outros fatores envolvidos na falta da tinta rosa.

“Os conjuntos estavam sendo desenvolvidos durante um período em que ainda estávamos enfrentando os problemas da cadeia de suprimentos global, e o fornecimento de tintas foi particularmente afetado”, disse ela. “Entregamos tudo o que podíamos, eles conseguiram tudo. Mal podemos esperar para ver como fica no filme!”

Muitos dos adereços no set também foram pintados à mão, desde as árvores até a piscina que fica do lado de fora da Casa dos Sonhos da Barbie e não contém água. “Lembro que até a casca das palmeiras tinha diferentes tons de marrom, verde e até rosa”, diz McKnight.

Um figurinismo extremamente fiel 

A figurinista renomada na indústria cinematográfica Jacqueline Durran foi a encarregada de reproduzir alguns dos looks mais icônicos da Barbie. Ela tinha contato direto com Kim Culmone, chefe de design de bonecas da Mattel, e mergulhou fundo nos arquivos da empresa para fornecer referências à equipe toda.

Em entrevista à revista “Time”, Culmone disse que quis ser fiel nos looks da Barbie. “Seja um traje feminino dos anos 1950 ou um visual de Barbie e Ken de patins, sempre foi importante que tivéssemos um compromisso de atender os fãs da Barbie com referências”, revelou.

Jacqueline Durran disse à “Vanity Fair” que a praia é um cenário crucial no filme, então “a Barbie de Malibu é a chave”.

Cada maiô foi feito à mão e com muita atenção aos detalhes do traje original da boneca. Ela também revelou que todos os looks de Barbie Land usam combinações de cores pastel que lembram “a ideia de uma praia na Riviera Francesa no início dos anos 1960”.

Além dos itens de vestuário feitos pela equipe de Durran, a Barbie de Margot Robbie também usa algumas peças vintage da Chanel – marca onde a atriz é embaixadora.

Uma experiência Barbie para todos 

Os produtos Barbie estão novamente despertando interesse no mercado. Algumas empresas como Airbnb estão investindo na venda de grandes experiências para os fãs do universo.

A icônica Malibu Dreamhouse da Barbie está voltando à vida real, com uma mansão de três andares inspirada no set do novo filme da icônica boneca da Mattel. A casa será disponibilizada para reserva novamente através da plataforma de aluguel por temporada.

Localizada em Malibu, Califórnia, nos Estados Unidos, a mansão reformada conta com pista de dança, escorregador rosa e uma ampla piscina.

Turnê de lançamento

O perfil oficial do filme “Barbie” começou a publicar imagens de sua grande turnê de lançamento, que teve início no dia 25 deste mês.

“É o melhor dia de todos. A turnê de divulgação da Barbie começou oficialmente”, diz a legenda de uma das publicações. Margot Robbie vem sendo clicada com looks rosa semelhantes ao universo da boneca.

Confira algumas das imagens icônicas dos personagens:

Vai ter “Barbie 2”?

Por último, mas não menos importante, embora atualmente não haja planos para uma sequência da Barbie, à revista Time, Margot Robbie deu a entender que outro filme é possível. Em junho de 2023, a atriz disse que a história “poderia seguir um milhão de direções diferentes a partir deste ponto”.

Fonte: CNN Brasil