As forças russas estão pressionando intensamente as linhas de frente em Luhansk, no leste da Ucrânia, como parte de sua ofensiva renovada. Os combates ocorreram durante o fim de semana, com intensos tiroteios após ruas e cidades serem atingidas por bombardeios de artilharia.

Os militares ucranianos disseram no último domingo (2) que continuam a reforçar a região em meio a ataques pesados ​​e à medida que a Rússia continua sua investida de duas semanas no centro industrial do país, despejando mais armas e equipamentos militares.

Serhiy Hayday, chefe da administração militar da região de Luhansk, declarou em entrevista à mídia ucraniana nesta segunda-feira (2) que as forças russas estavam devastando vilarejos ao longo da linha de frente da região e, em seguida, avançando.

“Estrategicamente falando, o único lugar em que eles [russos] podem avançar são as áreas que destruíram completamente. Então, eles destruíram completamente Novotoshkivka, não havia lugar para manter a defesa, e eles a ocuparam”, disse Hayday.

Novotoshkivka caiu em 25 de abril, segundo autoridades ucranianas.

Essa estratégia de terra arrasada forçou as forças militares ucranianas a recuar em alguns lugares, para evitar perdas significativas de vidas.

“Em Kreminna, entendemos que se apenas mantivéssemos a terra, os meninos morreriam e não haveria nenhum dano ao inimigo, então nos reagrupamos e partimos”, disse Hayday.

Kreminna foi abandonada em meados de abril pelas forças ucranianas. Hayday também reconheceu que a maior parte da cidade de Rubizhne estava agora em mãos russas.

“Rubizhne foi destruído muito mal, mas não se pode dizer que eles ocuparam completamente a cidade, porque há linhas de defesa nos arredores e nossos caras não apenas mantêm a defesa lá, mas também prejudicam constantemente o inimigo”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil