• Orla Guerin
  • Da BBC News no leste da Ucrânia

Há 8 horas

Filas em postos de gasolina em Kostyantynivka, Donbas

Foram registradas filas em postos de gasolina de Kostyantynivka, no leste da Ucrânia

As pessoas que vivem na cidade de Kostyantynivka, no leste da Ucrânia, não são estranhas à guerra, mas a invasão da Rússia as deixou temendo pelo futuro.

A cidade está localizada na região de Donetsk — perto da linha de frente de um conflito que se arrasta por anos entre os dois países. Parte do território está nas mãos de separatistas apoiados pelo Kremlin desde 2014, enquanto o restante — incluindo Kostyantynivka — é controlado pelo governo ucraniano. Pelo menos por enquanto.

Os moradores da cidade foram acordados na quinta-feira (24/2) por barulhos distantes, quando os projéteis russos começaram a atingir o território ucraniano.

Desde o início da manhã, as filas se formaram nos caixas eletrônicos e nos postos de gasolina, enquanto as pessoas já se preparavam para o pior.

Era possível ver o choque em alguns rostos. Muitos permaneceram o tempo todo em silêncio.

Andrei Varleez entrou na fila de um posto de gasolina na companhia da esposa e dos filhos — um deles apenas um bebê de colo — após ouvir o bombardeio durante a noite.

“Eu escutei claramente. A terra estava realmente tremendo, então nos levantamos e agora estamos esperando por combustível”, disse.

“Vamos comprar algum combustível para termos mobilidade caso todas as comunicações sejam cortadas.”

Na capital Kiev e em outras partes do país, milhares de civis estão se amontoando em trens, ônibus e carros enquanto tentam fugir.

A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo

Legenda do vídeo,

Conflito entre Rússia e Ucrânia pode se transformar em 3ª Guerra Mundial?

No primeiro dia da invasão russa, não havia indícios de um êxodo em Kostyantynivka. Apenas uma atmosfera de incerteza.

“Não consigo nem entender o que devemos fazer. Somos civis, não militares. Para onde podemos fugir? Não sei. Tenho um filho pequeno, não posso escapar”, conta Andrei, ao ser perguntado pela BBC se iria ficar ou ir embora.

Assim como Andrei, as pessoas em Kostyantynivka acham difícil imaginar como será o futuro.

As ruas estavam mais silenciosas do que o normal na quinta-feira, enquanto as pessoas acompanhavam as notícias da invasão pela internet e pela televisão, enquanto mantinham contato com familiares e amigos de outras partes do país.

As creches foram fechadas. As famílias foram orientadas a ficar em casa.

Mas algumas lojas e cafés abriram normalmente, embora ninguém saiba quanto tempo essa rotina vai continuar.

As crianças em Kostyantynivka fazem desde cedo exercícios de como se proteger em caso de bombardeio, e os moradores estão acostumados a ter uma guerra na vizinhança. Mas ninguém viu nada parecido com a invasão que Moscou lançou na quinta-feira.

Um homem que estava entrando no carro com o filho pequeno foi questionado pela BBC sobre o que ele planejava fazer. “Não posso planejar. Nunca passei por algo assim”.

Os moradores no leste da Ucrânia estão prendendo a respiração e se questionam quanto mais do país Vladimir Putin pretende tomar.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC