Navios de guerra russos do Mar Negro repeliram um ataque de drones na baía de Sevastopol, disse uma autoridade russa na Crimeia neste sábado (29).

Em um post nas redes sociais, o estadista russo e prefeito de Sevastopol, Mikhail Razvozhayev, disse que “nenhuma instalação na cidade foi atingida”. “A situação está calma e sob controle. Todas as equipes operacionais estão de prontidão”, disse.

A agência de notícias estatal russa TASS informou que balsas e barcos foram temporariamente impedidos de acessar a baía.

A CNN não pode confirmar ou verificar de forma independente a afirmação de Razvozhayev. Também não houve reconhecimento do incidente do lado da Ucrânia.

Sebastopol, juntamente com o resto da Crimeia, é reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia. É a maior cidade da península e tem sido um importante porto e uma importante base naval para a Frota do Mar Negro da Rússia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu “libertar” todo o território do país, incluindo a Crimeia, que está sob ocupação russa desde 2014.

A notícia vem em meio à morte de um jornalista russo que trabalhava para um grande meio de comunicação apoiado pelo Kremlin, que foi morto em um acidente a tiros em um campo de treinamento militar na Crimeia na sexta-feira, disseram autoridades russas e a mídia estatal.

Enquanto isso, uma autoridade ucraniana afirmou na sexta-feira que as tropas de seu país estão prestes a controlar uma rodovia importante entre as cidades cruciais de Svatove e Kreminna, na região de Luhansk.

Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk, postou nas redes sociais na sexta-feira que a estrada estava “praticamente sob controle ucraniano”. As cidades são os principais objetivos das Forças Armadas ucranianas que tentam avançar para o leste em Luhansk, que está predominantemente sob ocupação russa.

A CNN não pode verificar a alegação de forma independente, mas manter a estrada negaria à Rússia a capacidade de acessar Luhansk pelo norte.

Em um post separado na manhã de sábado, Hayday disse que a Ucrânia realizou ataques aéreos a posições russas e sistemas de defesa aérea. “Unidades de mísseis e artilharia atingiram posições inimigas onde estavam localizadas baterias de sistemas de artilharia autopropulsada e outros alvos militares importantes”, disse Hayday.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil