Com mais de 2 metros de altura quando totalmente estendidos e com visão de 360 ​​graus, dois robôs foram introduzidos pela Força Policial de Singapura para patrulhar o Aeroporto de Changi após mais de cinco anos de testes.

As duas máquinas são apenas as primeiras desses robôs que a força planeja implantar em toda a cidade-estado do Sudeste Asiático para “aumentar os oficiais da linha de frente” nos próximos anos.

Os robôs, que patrulham o aeroporto desde abril, devem “projetar presença policial adicional” e servir como “olhos extras no chão”, de acordo com a força, que os descreve como a mais recente aquisição de seu “arsenal tecnológico”.

Durante um incidente, diz a força, os robôs são capazes de formar barreiras e alertar os espectadores usando seus piscas, sirenes e alto-falantes enquanto esperam a chegada de oficiais humanos. O público pode se comunicar diretamente com a força apertando um botão na frente dos robôs.

A Força Policial de Singapura disse na sexta-feira (16) que mais robôs seriam “implantados progressivamente” em toda a cidade-estado.

“A integração da robótica aumenta a eficiência operacional e as capacidades de nossos oficiais de linha de frente, permitindo que sejam mais eficazes em suas funções”, disse o superintendente e chefe de operações Lim Ke Wei da polícia aeroportuária.

Cada robô vem com alto-falantes embutidos que transmitem mensagens de áudio e um painel LCD traseiro exibindo mensagens visuais. Eles têm cerca de 1,7 metros de altura, mas têm mastros extensíveis que chegam a 2,3 metros.

Eles também são equipados com várias câmeras, proporcionando uma visão de 360 ​​graus, permitindo que a polícia do aeroporto tenha “visão desobstruída” para “melhor gerenciamento de incidentes”, acrescentou.

Os robôs patrulham ao lado dos oficiais da linha de frente da Força Policial de Singapura e servem como olhos adicionais no solo. / Ryan Quek/Força Policial de Singapura

Eles são os robôs mais recentes a serem empregados em tarefas cívicas nesta nação com mais de 5 milhões de habitantes.

Versões anteriores dos robôs foram implantadas em desfiles públicos em 2018 e 2022.

Durante a pandemia de Covid-19, cães-robôs foram usados ​​para impor um distanciamento social estrito, enquanto robôs mais limpos são comuns nas estações de metrô de todo o país – assim como no aeroporto.

Enquanto isso, as autoridades de transporte estão esperançosas de que os táxis voadores comerciais possam ser uma realidade em apenas dois anos.

Mas mesmo em uma terra onde os robôs são relativamente comuns, os novos recrutas podem levar algum tempo para se acostumar.

O americano Samwell Swant estava entre os que ficaram surpresos quando passou pelo Terminal 4 para pegar um voo para o Vietnã.

“Foi certamente uma visão – como algo saído de um filme ou Black Mirror”, disse Swant à CNN. “Foi difícil não perceber.”

Curioso, ele se aproximou cautelosamente para ver mais de perto e o viu acender quando uma câmera se estendeu.

“ChatCPT… música de IA… robôs… Em breve as máquinas vão dominar o mundo e esses robôs de segurança definitivamente parecem estar falando sério”, disse ele.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil