O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (10) um pacote de recomendações para as festas de Réveillon.

Entre as medidas publicadas pelo secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe, estão recomendações para que as prefeituras evitem e contenham aglomerações nos eventos.

As normas foram decididas pelo Grupo Técnico de Assessoramento a Eventos de Saúde Pública, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O órgão, formado por especialistas de universidades públicas, se reuniu na última quarta-feira (8), para discutir e tomar as decisões. A ata do encontro, porém, ainda não foi divulgada.

A resolução não impõe restrições a eventos como queimas de fogos, desde que sejam garantidas estratégias para evitar concentração de público no local, e recomenda que sejam evitadas apresentações artísticas.

“Não são recomendadas atividades, mesmo em ambiente aberto, em que não seja possível evitar a aglomeração de pessoas (seja no local ou durante seu deslocamento), como shows ou apresentações artísticas em praças, logradouros públicos e praias”, destaca um trecho da publicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Além das recomendações para que aglomerações sejam evitadas, o texto também traz a importância da utilização do uso de máscara de proteção facial e higienização das mãos com álcool em gel. A publicação aponta ainda a necessidade de fiscalização nos eventos, sejam eles públicos ou privados.

“Cabe às autoridades públicas que autorizarem ou realizarem os eventos implantar medidas que limitem o acesso do público, visando evitar as aglomerações, tais como restrição de horário de funcionamento de modais, barreiras de acesso, limitação de vagas de estacionamento em vias públicas, assim como outras necessárias”, ressalta outro ponto do decreto.

Capital confirma queima de fogos

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou na quinta-feira (9) que a capital terá queima de fogos em 10 pontos distintos, incluindo a praia de Copacabana, local mundialmente conhecido pela festa de fim de ano. Os bairros de Barra da Tijuca, Recreio, Flamengo, Ilha do Governador, Ramos, Bangu, Sepetiba, Madureira e Penha também terão espetáculos pirotécnicos.

Eduardo Paes confirmou a realização da festa durante uma entrevista coletiva no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, mesmo sabendo que haverá aglomeração.

“Claro que vai ter, aliás, não está proibido aglomeração na cidade do Rio. Nós temos [aglomeração], se quiser esse fim de semana passear comigo pela cidade. Há 15 semanas nós temos aglomeração permitida”, disse o prefeito na ocasião.

Procurada, a Prefeitura do Rio ainda não se manifestou sobre a nova recomendação do estado.

Fonte: CNN Brasil