Richard Belzer, o comediante e ator mais conhecido por interpretar o mordaz detetive John Munch em vários dramas policiais da NBC, incluindo “Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais”, ao longo de mais de duas décadas, morreu, de acordo com seu empresário de longa data.

Ele tinha 78 anos. Belzer “faleceu pacificamente” no início da manhã de domingo (19) em sua casa na França, de acordo com Eric Gardner, seu gerente.

O escritor Bill Scheft, amigo de longa data do ator, disse ao The Hollywood Reporter que Belzer tinha “muitos problemas de saúde”.

O ator ficou famoso por seu papel como detetive Munch, aparecendo pela primeira vez na série da NBC “Homicídio” de 1993 a 1999.

Ele reprisou esse papel no filme de TV “Homicídio: O Filme” em 2000 e também apareceu como o famoso detetive em quatro episódios de “Law & Order”.

Belzer apareceu como Munch novamente em “Law & Order: SVU”, onde se tornou regular na série, aparecendo em 326 episódios entre 1999 e 2016.

Embora seu personagem tenha se aposentado em 2013, ele voltou em dois episódios adicionais após sua partida.

Como o próprio Belzer, o detetive Munch tinha uma mentalidade conspiratória, origem judaica e um senso de humor seco. 

Seu investigador magricela, brincalhão e de óculos tornou-se, com o tempo, um dos policiais mais reconhecidos na história dos programas policiais da TV.

“Eu nunca seria um detetive, mas se fosse, seria assim”, disse ele em uma entrevista recente ao The Boomer Tube.

“O personagem é muito próximo de como eu seria. Eles escrevem para toda a minha paranóia e dissidência anti-establishment e teorias da conspiração, então tem sido muito divertido para mim. Tem sido um sonho, na verdade”.

Ao longo de sua carreira, Belzer interpretou um detetive em 11 séries de televisão, incluindo “The Wire” e “Arquivo X”.

Ele fez aparições cruzadas como personagem nas comédias “Um Maluco na TV”, “Caindo na Real” e “Unbreakable Kimmy Schmidt”.

Em um comunicado publicado na conta do Twitter da Wolf Entertainment, o produtor de “Law & Order”, Dick Wolf, disse que o personagem Munch de Belzer era “um dos personagens icônicos da televisão”.

“Richard trouxe humor e alegria para todas as nossas vidas, foi um profissional consumado e todos sentiremos muito a falta dele”.

Seus colegas, entre eles Chris Meloni e Mariska Hargitay, elogiaram sua co-estrela. “Adeus, meu querido, querido amigo”, escreveu Hargitay no Instagram.

“Sentirei sua falta, sua luz única e sua visão singular deste mundo estranho. Sinto-me abençoado por conhecê-lo, adorá-lo e trabalhar com você, lado a lado, por tantos anos”.

Outras boas lembranças vieram dos comediantes Billy Crystal, Richard Lewis e Laraine Newman, que destacaram seu trabalho cômico para o público.

“Não acho que haja um comediante de nossa geração que não citasse Richard Belzer, não apenas como uma grande influência, mas como o cara absolutamente mais engraçado”, disse Paul Shaffer, o comediante e músico dos programas noturnos de David Letterman.

Da comédia ao crime

Apesar de sua carreira na resolução de crimes, o foco inicial do ator nascido em Connecticut era a comédia e baseado na cidade de Nova York.

Ele apareceu nos clubes de comédia da cidade, incluindo Catch a Rising Star e The Improv, e era conhecido por seus comentários antipáticos sobre eventos políticos e sociais da época.

Seu papel de destaque veio em 1974, quando estrelou ao lado de Chevy Chase no filme de contracultura “The Groove Tube”, que apresentava uma compilação de esquetes que incluíam comentários sociais em programas de televisão dos anos 70.

Mais tarde, ele trabalhou para o “Saturday Night Live” e apareceu em alguns esquetes nas primeiras temporadas. Belzer apareceu no filme de sucesso de 1980 “Fame” como M.C.

Papéis posteriores no cinema vieram em “Night Shift”, de 1982, seguido por “Scarface”, estrelado por Al Pacino, um ano depois. E na década de 1990, ele apareceu nos programas de super-heróis “The Flash” e “Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman”. Então veio a oportunidade em “Homicídio”

Um autor consagrado, Belzer era um conhecido aficionado por conspirações e escreveu o livro “UFOs, JFK and Elvis: Conspiracies You Don’t Have to Be Crazy to Believe”.

Ele também escreveu vários livros de comédia e romances, incluindo “I Am Not A Cop!”, uma história fictícia sobre um ator de TV que interpreta um detetive e tem que resolver o desaparecimento de seu amigo.

O último papel creditado de Belzer foi no filme de 2016 “O Comediante”, estrelado por Robert de Niro, no qual Belzer interpretou a si mesmo.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil