O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia afirmou nesta terça-feira (18) que a retirada da Rússia do acordo de grãos do Mar Negro expôs o objetivo de Moscou de “colocar em risco a vida de 400 milhões de pessoas que dependem das exportações de alimentos ucranianos”.

Moscou retirou-se do acordo na segunda-feira (17) devido à condenação generalizada de Kiev e seus aliados, que alertaram que a medida poderia piorar a insegurança alimentar e aumentar os preços.

“O mundo deve perceber que o objetivo da Rússia é fome e matar pessoas”, afirmou o conselheiro presidencial ucraniano Andriy Yermak em um post no Telegram.

“Eles precisam de ondas de refugiados. É assim que eles querem enfraquecer o Ocidente.”

VÍDEO – Rússia anuncia suspensão de acordo de grãos com a Ucrânia

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”TBExnlwpC1M”

O acordo

O acordo, negociado no ano passado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), permitiu a Kiev exportar grãos de seus portos e navegar com segurança pelo Mar Negro depois que Moscou bloqueou as docas na região.

O acordo havia sido renovado três vezes, mas a Rússia argumentou que foi prejudicada na exportação de seus próprios produtos.

No fim de semana, o presidente russo, Vladimir Putin, indicou que não renovaria o pacto, dizendo que seu objetivo principal – fornecer grãos aos países necessitados – “não foi realizado”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil