A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia afirma que o crescimento econômico registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2022 confirmam a sustentação da economia brasileira. A avaliação está em Nota Informativa divulgada pela pasta nesta quinta-feira (2).

“O resultado mostra a continuidade da recuperação da atividade econômica, mesmo com os impactos do conflito do Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia”, diz o documento.

A equipe econômica observa ainda uma revisão das projeções de especialistas para 2022, de forma a ampliar o crescimento esperado para a economia no ano, “cuja mediana passou de 0,3% para cerca de 1,5% nos últimos três meses”.

A aposta do governo para a continuidade da recuperação econômica é baseada no bom desempenho do setor de serviços, na recuperação do emprego e no nível de investimento. “A economia brasileira caminha para superar o impacto de duas crises: os efeitos da pandemia de COVID e as consequências da recessão
de 2014-16”.

Ainda assim, a pasta pontua que as incertezas inerentes ao conflito no Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia, como o aumento da inflação e a ruptura nas cadeias globais de suprimento, são fatores de aleta. “A melhor forma de combater as incertezas é prosseguir com o processo de consolidação fiscal e a aprovação de reformas pró-mercado para aumento da produtividade”, completa.

Fonte: CNN Brasil