A reportagem da FolhaMatemática permite saber alguma coisa ainda que tudo seja incerto“, de Gabriel Alves, foi premiada com o terceiro lugar no Prêmio Impa de Jornalismo 2021, do Instituto Matemática Pura e Aplicada, na categoria Matemática.

A divulgação dos vencedores aconteceu nesta quinta (9). A vencedora da categoria foi a reportagem “Feira livre de Covid/O paciente zero“, da jornalista Camille Linchotti e publicada na Piauí. Em segundo lugar ficou “As várias faces do infinito“, de Bruno Vaiano, da Superinteressante.

O texto da Folha integra a série O Legal da Ciência, que apresenta pesquisadores e os vários aspectos da ciência para crianças.

Com a ajuda do matemático e pesquisador Roberto Imbuzeiro Oliveira, são discutidas questões que dependem de probabilidade, como a possibilidade de ganhar da Mega-Sena e até mesmo quais são as maneiras de, com base nesse conhecimento, entender o mundo em que vivemos, como as informações embrenhadas nas teias das redes sociais.

Receberam menção honrosa as reportagens Medicina 4.0, da CNN Brasil, de Michelle Trombelli e equipe, “A vacinação em si não conseguirá conter a Delta“, de Giuliana de Toledo, em O Globo, e “A matemática no cotidiano“, de Renato Fanti e equipe, na TV Brasil.

Na categoria Divulgação Científica, a reportagem “Espaço: Terra de ninguém“, da Revista Galileu, de Marília Marasciulo e equipe ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar ganhou “O fabulador oculto“, de Bernardo Esteves, na Piauí. Em terceiro, “Código R“, de Michelle Trombelle e equipe, da CNN Brasil.

Foram reconhecidas com menção honrosa na categoria as reportagens “No Pantanal, cientistas colhem sêmen de onças para salvar populações isoladas“, de Adele Santelli, da National Geographic, “A ciência brasileira pede socorro“, de Maria Clara Rossini e Bruno Vaiano, na Superinteressante, e “História Ilustrada de um Saber“, de Gabriel Zanlorenssi e equipe, em Nexo Jornal.

Ao todo, o concurso teve 137 trabalhos inscritos de 12 estados e do Distrito Federal.

Os ganhadores do prêmio e os jurados participarão de dois webinários sobre as reportagens no YouTube do Impa, na quinta-feira (16), às 11h (Divulgação Científica), e sexta-feira (17), às 13h (Matemática).

O Prêmio Impa foi lançado em 2018 com a missão de aproximar a matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no Brasil. Segundo a organização do prêmio, a seleção dos vencedores reconhece reportagens que tratam os temas de forma interessante e original, provocam reflexão sobre essas áreas de conhecimento e estimulam sua popularização no país.

Veja reportagens da Folha que já foram destaque no prêmio Impa de Jornalismo

2018

O especial multimídia “Há 50 anos, Brasil fazia seu primeiro transplante cardíaco” foi o vencedor da categoria Divulgação Científica.

A reportagem “Filhos ficam um ano na frente quando os pais conhecem matemática” ficou em 2º lugar na categoria Matemática.

A reportagem intitulada “Ensino de matemática engatinha até nas escolas privadas de elite do país“, recebeu menção honrosa.

2019

Série A Matemática Explica foi a vencedora na categoria Matemática do prêmio. Ela foi composta de três reportagens sobre o envolvimento da matemática na previsão do tempo, na disseminação de doenças e na origem do altruísmo.

A reportagem “Matemática ajuda médicos a prever risco de morte em cirurgia” recebeu menção honrosa.

2020

A reportagem “Abordagem faz desempenho em matemática de escola estadual decolar” ficou em terceiro lugar na categoria Matemática.

2021

Texto “Matemática permite saber alguma coisa ainda que tudo seja incerto“, da série O Legal da Ciência, é premiado na terceira colocação na categoria Matemática.

Marcações: