16/01/201819h07A decisão da de incluir todo o Estado de São Paulo no mapa das áreas de risco para febre amarela indica um “excesso de zelo” e “ampliação da cautela”, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (16).
Segundo o ministro da Saúde em exercício, Antônio Nardi, isso ocorre diante da impossibilidade de mapear, nos aeroportos, os locais de destino dos turistas que chegam ao Estado.
Na prática, a medida endurece as recomendações para os viajantes estrangeiros que pretendem visitar o Estado. Eles serão orientados a se vacinar contra a doença ao menos dez dias antes da viagem para qualquer área de São Paulo.
“É uma ampliação da cautela, um excesso de zelo que a OMS está colocando para que todos os viajantes internacionais que venham a São Paulo estejam vacinados”, afirmou.
A medida foi adotada após conversas entre representantes da entidade, da secretaria de saúde de São Paulo e do ministério nesta segunda-feira (15).
Ele nega a possibilidade de mudança nas áreas de recomendação para vacinação devido ao alerta aos turistas. “As áreas determinadas para vacinação continuam as mesmas”, afirma. “As determinações serão atualizadas conforme necessidade”.

Fonte: Folha de S.Paulo