As reclamações de passageiros brasileiros contra companhias aéreas no segundo trimestre (de abril a junho) de 2023 tiveram uma queda de mais de 30% em comparação com o mesmo período de 2022. É o que revela o painel “Reclamações de Passageiros”, nova ferramenta lançada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O boletim da agência possibilita uma consulta interativa dos dados registrados por passageiros na plataforma Consumidor.gov.br e permite visualizar, além da quantidade de reclamações, os principais temas reclamados e o índice de solução das queixas.

No 2º trimestre de 2023, foram contabilizadas cerca de 77 reclamações a cada 100 mil passageiros. Esse dado se traduz em uma queda de 33,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, em que, a cada 100 mil consumidores, aproximadamente 116 tinham queixas.

No total, de abril a junho de 2023, foram registradas 20.280 reclamações em relação às empresas aéreas, somando as queixas de passageiros a companhias nacionais e estrangeiras.

Esse dado representa uma queda de aproximadamente 21,32% do número absoluto de reclamações quando comparado ao mesmo período no ano passado, em que o total foi de 25.776.

Em relação ao caráter das reclamações, o tema mais reclamado pelos consumidores foi reembolso, com 20,68% das queixas, seguido de alteração de bilhete pela empresa aérea, com 17,87%, e alteração pelo passageiro, com 17,66%.

[embedded content]

Reclamações relacionadas à oferta e compra, que diz respeito a propagandas, aparece como o quarto no ranking dos temas com maior número de registros na plataforma no último trimestre, com 12,3% das queixas.

O índice de solução das reclamações dos passageiros brasileiros também teve um aumento significativo. No segundo trimestre de 2022 o percentual de queixas resolvidas era de 82,92%, já no mesmo período deste ano é de 76,70%.

De acordo com o tratamento dado à sua reclamação, o passageiro tem a possibilidade de indicar se sua queixa foi resolvida ou não resolvida. No entanto, é importante destacar que, caso o usuário não avalie a resposta fornecida, a agência considerará a questão como resolvida.

Segundo a ANAC, o objetivo do painel é “apresentar à sociedade, de forma transparente, o desempenho das empresas aéreas, promovendo a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro”.

O relatório é atualizado mensalmente incorporando os dados recentes das reclamações contra empresas aéreas registradas pelos passageiros no Consumidor.gov.br. Esta plataforma do Governo Federal permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos nas relações de consumo.

Fonte: CNN Brasil