A rainha Elizabeth celebrará o Natal em Windsor, em vez de sua escolha habitual de Sandringham, disse uma fonte do palácio nesta segunda-feira (20), conforme a variante Ômicron continua a se espalhar rapidamente.

“Foi uma decisão pessoal tomada depois de uma consideração cuidadosa, e reflete uma abordagem de precaução”, disse a fonte. “Haverá visita de familiares a Windsor durante o período de Natal e todas as diretrizes apropriadas serão seguidas.”

Um almoço de fim de ano que a monarca oferece para a família já foi cancelado na semana passada por precaução, segundo uma fonte do Palácio de Buckingham disse à CNN.

O evento anual é normalmente uma oportunidade para Elizabeth II passar algum tempo com parentes antes do Natal e antes de se recolher para o campo.

Retiro tradicional

Os membros mais próximos da família tradicionalmente se reúnem para comemorar a temporada de festas na fazenda de Sandringham, em Norfolk, cerca de 160 quilômetros ao norte de Londres.

Apenas nos anos 60, quando os filhos da monarca ainda eram pequenos, que essa tradição se mudou temporariamente para o Castelo de Windsor.

A rainha normalmente vai a Sandringham alguns dias antes do resto de seu clã para uma verificação final dos preparativos.

Diferentemente do Palácio de Buckingham ou do Castelo de Windsor, Sandringham é a casa de propriedade privada da rainha.

Por questões de espaço, os convites para o Natal geralmente são estendidos apenas aos familiares próximos. De vez em quando a rainha abre exceções notáveis, como quando recebeu Meghan Markle na propriedade antes de ela se casar com o príncipe Harry.

*Com informações de Max Foster e Lauren Said-Moorhouseda, da CNN

Fonte: CNN Brasil